Séries indispensáveis aos profissionais do Direito

·

homem-assistindo-serie-sobre-direito
homem-assistindo-serie-sobre-direito

Durante a graduação e à pós-graduação em Direito, é comum que os estudantes tenham como obrigação a leitura de muitos livros com o objetivo de dominar leis,normas e termos jurídicos de difícil interpretação. No entanto, a formação de um bom profissional de Direito, seja para qualquer cargo, não exige somente o domínio da técnica jurídica, mas também de uma sólida formação cultural.

Algumas séries retratam casos como liberdade de expressão, pena de morte e formas de defender um caso difícil, como um assassinato, temas que frequentemente aparecem em aulas da graduação e na vida profissional do advogado. Pensando nisso, listamos alguns seriados considerados indispensáveis aos profissionais do Direito.

Veja a lista que elaboramos

  • How to get away with murder

O seriado gira em torno de um grupo de estudantes de Direito da academia East Coast Law School, em que apenas os melhores alunos podem participar de casos reais. Os alunos competem entre si para conseguir a atenção da brilhante professora de defesa criminal, Annalise DeWitt (Viola Davis), na aula de Direito Criminal 1, conhecida como “Como se livrar de um assassinato”. A série é produzida por Shonda Rhimes, também responsável pela produção de “Scandal” e “Grey’s Anatomy”.

  • House of Cards

O protagonista da série é Frank Underwood (Kevin Spacey), um político audacioso que não mede esforços para conquistar um alto cargo em Washington D.C.. Para isso, ele mente, manipula e até mata. A série trata de memorização e interpretação de leis, além de retratar o elemento jurígeno, ou seja, a criação do direito aplicado. A série explica as influências de empresas a parlamentares, bem como, o processo de elaboração, trâmite e votação de processos legislativos.

  • Boston Legal

A série mostra a vida pessoal e profissional de advogados brilhantes, porém quase sempre emocionalmente desequilibrados. Alan Shore e Denny Crane estão à frente de processo de litígios bem razoáveis abordando diversos temas sociais e morais, além da busca por felicidade e dinheiro.

  • Law and Order

Law and Order mostra o processo de solução de crimes, desde a investigação policial até o desenvolvimento no tribunal. Os detetives do Departamento de Polícia de Nova York seguem pistas e juntam as evidências até a captura de um suspeito. Após isso, os promotores usam táticas para fazer com que o criminoso pague pelos seus crimes. Os casos, em geral, são inspirados em fatos.

  • Lie to me

O enredo dessa série é ótimo para saber sobre o comportamento da testemunha, bem como desvendar expressões faciais e corporais que revelam mentira e dissimulação. As mínimas expressões são interpretadas por uma equipe de investigação especializada em avaliar mentiras em depoimentos que oferecem serviços para o FBI e para a polícia. O grupo é liderado pelo Dr. Cal Lightman (Tim Roth), um cientista especializado em comportamento humano.

  • The Good Wife

A história gira em torno de Alicia Florrick (Julianna Margulies), a mulher de um político que acaba sendo preso por ter se envolvido em escândalos de sexo e corrupção. Com o objetivo de recomeçar sua vida e esquecer o passado, Alicia volta a ser advogada, após um longo período de dedicação ao lar e aos filhos. A partir daí, a vida de Florrick muda por completo.

  • Better Call Saul

Para quem gosta de “Breaking Bad”, precisa acompanhar esse spin-off da série. A história é ambientada 6 anos antes de Saul Goodman conhecer Walter White. O homem que se tornará Saul Goodman é conhecido como Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas que constantemente tenta acertar sua vida financeira. A série acompanha a transformação de Jimmy em Saul Goodman, o homem que coloca criminosos dentro da lei.

Saiba mais: Conhece a série “Yargi:segredos de família”?

Outras dicas

Além das séries, um tipo muito usual atualmente de entretenimento, temos excelentes opções de filmes e documentários sobre Direito que podem também ajudar bastante quem é da área, além de obviamente entreter.

Leia estes outros artigos:

Deixe nos comentários outras sugestões de séries, documentários e filmes sobre Direito e continue acompanhando o blog e as redes sociais da EPD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *