Ouviu falar do Enem dos concursos?

candidatos-prestando-enem-dos-concursos

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) proporcionou uma revolução no acesso ao ensino superior no Brasil. Ao fornecer uma avaliação padronizada e acessível aos estudantes do Ensino Médio tornou o sonho de frequentar a universidade possível para muitos.

Um conceito similar foi criado para os concursos públicos, e por isso ficou conhecido como “ENEM dos Concursos”.

De forma simples é a ideia de uma avaliação única para seleção de candidatos para os órgãos públicos federais.

CPNU

O CPNU, Concurso Público Nacional Unificado, popularmente conhecido como Enem dos concursos, foi decretado no final do mês de setembro de 2023 e podem aderir a ele os órgãos e as entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

A ideia principal é agilizar a contratação de servidores.

Ele já é o maior concurso da história do país. 2,1 milhões de inscrições foram confirmadas, porém mais de 2,65 milhões se candidataram, mas 19% não fizeram o pagamento da taxa de inscrição.

As inscrições ocorreram de 19 de janeiro a 09 de fevereiro. As provas serão realizadas no dia 05 de maio.

Maiores informações sobre o Enem dos concursos

• Detalhes do Cartão de Confirmação de Inscrição

O Cartão de Confirmação de Inscrição, é acessível de forma online por meio do Gov.br, disponibilizado pela Fundação Cesgranrio. Ele fornece detalhes importantes para os candidatos como o endereço do local de prova, o número da sala, o horário de abertura e fechamento dos portões, além de orientações gerais para a realização da prova. Também serão fornecidos dados sobre tratamentos diferenciados para candidatos que necessitem de acessibilidade, como pessoas com deficiência (PcD).

É muito importante acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição com antecedência, evitando deixar para a última hora para evitar dúvidas e problemas. Problemas como os que são sempre vistos no ENEM (atrasos, erro de local de prova).

• Atendimento aos Candidatos

A Fundação Cesgranrio está disponível para prestar atendimento aos candidatos até o dia 4 de maio, respondendo dúvidas sobre locais de prova, vagas reservadas e tratamento diferenciado durante as provas. Esse suporte tem como objetivo que os candidatos estejam devidamente informados e preparados para o dia do exame.

• Importância da Comunicação

Caso algum candidato tenha dificuldade em acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, a orientação é entrar em contato imediatamente com a Fundação Cesgranrio por e-mail ou telefone. É essencial que qualquer problema seja comunicado e resolvido o quanto antes para evitar contratempos no dia do exame.

• Blocos temáticos

O concurso possui 8 blocos temáticos que dividem as vagas conforme a especialidade do candidato, são eles: Nível Médio; Infraestrutura, Exatas e Engenharia; Ambiental, Agrário e Biológicas; Tecnologia, Dados e Informação. Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Trabalho e Saúde do Servidor; Setores Econômicos e regulação e Gestão Governamental e Administração Pública.

“Durante a inscrição, o candidato irá escolher os cargos e ordená-los de acordo com a sua preferência e com isso será possível concorrer a mais de uma vaga pagando uma única taxa”,  afirma Cida Chagas, diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI.

Ao todo nesse primeiro Enem dos concursos serão cerca de 6600 vagas divididas entre os blocos temáticos. A concorrência é alta, porém como o concurso tem validade de 1 ano e o candidato pode se aplicar em mais de um eixo, aumentam as chances dos candidatos.

• As provas

As provas do dia 05 de maio são a primeira etapa do concurso. Elas são classificatórias e eliminatórias e possuem validade de 12 meses.

As outras fases são a perícia médica, o procedimento de verificação declarada e a análise documental complementar.

Para os que irão prestar a prova dia 5 desejamos boa sorte e se você não estava sabendo dessa novidade na área dos concursos, fique atento e aproveite para se especializar.

As especializações sempre somam pontos na contagem final e podem ajudar bastante.

Para conhecer todas as opções da EPD, acesse o site.