O dia a dia do estudante de Direito – parte 2

frase-do-episodio-sobre-o-dia-a-dia-do-estudante-de-direito-parte-2

O episódio 46 do podcast Falando Direito traz a segunda parte da discussão sobre o dia a dia do estudante de Direito. Nesta parte, os convidados falam sobre a importância do estudo contínuo na área do Direito, a parceria entre a Defensoria Pública da União e o NPJ (Núcleo de Prática Jurídica) e a relevância de um advogado bem preparado em um processo.

Participam do bate-papo o professor Pedro Benatto e os estudantes da graduação da instituição Eduardo Garcia e Letícia Patta.

Estudo contínuo do Direito

O começo do programa aborda a importância do estudo contínuo na área do Direito. A aluna Letícia, representante de turma do 10º semestre e atleta da atlética, destaca que o Direito é uma área dinâmica e que exige atualização constante.

Ela ressalta que mesmo após concluir o doutorado, ela continuará estudando, pois o conhecimento é um patrimônio que ninguém pode tirar de você. Além disso, ela destaca que a área do Direito é abrangente e que é importante escolher uma área de interesse para se aperfeiçoar.

Parcerias da EPD

Na sequência da conversa, os convidados falam sobre a parceria entre a Defensoria Pública da União e o NPJ.

Essa parceria é primordial para o dia a dia do estudante de Direito, pois permite que eles tenham contato com casos reais e possam aplicar na prática o que aprendem na teoria.

Além disso, eles ressaltam que essa parceria é importante para a sociedade, pois permite que pessoas que não têm condições financeiras de contratar um advogado possam ter acesso à justiça.

segunda-frase-do-episodio-sobre-o-dia-a-dia-do-estudante-de-direito-parte-2

Preparo para a advocacia

O professor e os estudantes então falam sobre a importância de um advogado bem preparado em um processo.

Um advogado que conhece bem o processo e está preparado para atuar faz toda a diferença no julgamento. Eles citam como exemplo uma determinada palestra, em que a autora comentou sobre a atuação de dois advogados jornalistas no mesmo caso e como isso fez diferença na questão de nulidades processuais.

Eles ressaltam que o estudo é fundamental para a formação de um bom advogado e que a área do Direito é uma das poucas em que não há idade para estudar. O conhecimento é um patrimônio que ninguém pode tirar de você e é importante continuar buscando o estudo mesmo após a conclusão da graduação.

Experiências pessoais

Ao longo do episódio, os convidados também falam sobre suas experiências pessoais na área do Direito. Eles destacam a relevância de se dedicar aos estudos e de buscar oportunidades de estágio e de participação em projetos de extensão.

Essas experiências são fundamentais para a formação acadêmica e para a inserção no mercado de trabalho.

O Núcleo de Práticas Jurídicas

Por fim, os convidados lembram do papel do NPJ na formação acadêmica em Direito. Eles ressaltam que o NPJ permite que os estudantes tenham contato com casos reais e possam aplicar na prática o que aprendem na teoria.

Conclusão

Em resumo, o episódio 46 do podcast Falando Direito traz uma discussão sobre o dia a dia do estudante de Direito, destacando a importância do estudo contínuo, da parceria entre a Defensoria Pública da União e o NPJ e da formação de um advogado bem preparado.

Os convidados concordam sobre a relevância de se dedicar aos estudos e de buscar oportunidades de estágio e de participação em projetos de extensão, além de ressaltar a importância do NPJ na formação acadêmica em Direito.

Participante

Pedro Benatto é doutor em Direito, com especialização na área do Direito do Trabalho, advogado com ampla experiência e membro do corpo docente da Graduação da EPD.

Para saber mais sobre o curso de Graduação em Direito e fazer sua inscrição, acesse: www.epd.edu.br

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 46 completo pelos nossos canais do YouTube e Spotify.