Dia dos acadêmicos do Direito

dia-dos-academicos-do-direito

No dia 19 de maio, é comemorado o Dia dos Acadêmicos do Direito. Muitos dos estudantes comemoram a data, porém não sabem o porquê desse dia ter sido escolhido.

No dia 19 de maio de 1303, faleceu Santo Ivo, um santo da igreja católica conhecido por ser “advogado dos pobres” e “padroeiro dos advogados”. Ele nasceu em 1253 e estudou Direito Civil, assim como Filosofia, Teologia e Letras na França. Diz a história que ele praticava a advocacia com brilhantismo, tanto na corte eclesiástica quanto na civil. Ajudava e defendia os menos afortunados, inclusive dividindo seus bens.

Devido a sua vida e sua história, a data foi escolhida, pois,assim como Santo Ivo, os estudantes de Direito possuem a vontade de aprender e defender todos os que precisam.

Você, estudante de Direito, já tinha ouvido a história de Santo Ivo e sua relação com o Direito?

Agora vamos desfazer uma confusão muito comum entre estudantes e profissionais. No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado, diferente então do dia dos estudantes. Dia 11 de agosto foi escolhido em homenagem à fundação das primeiras instituições de Direito do Brasil, a Faculdade do Largo do São Francisco e a de Direito de Olinda.

Esse dia de comemoração também ficou conhecido como o “Dia do Pendura”, porque nos anos seguintes à fundação das primeiras instituições, neste dia, os donos de bares e restaurantes, para homenagear os estudantes e profissionais do Direito, que tinham muito prestígio, ofereciam comidas e bebidas de forma gratuita. Em agradecimento, eram feitos discursos, o que era uma honra para os donos dos locais.

O tempo foi passando, o número de cursos e profissionais da área aumentou e os estabelecimentos pararam com essa prática. Porém, os estudantes e profissionais continuaram com ela, se convidando e pendurando a conta. Por isso “dia do pendura”. Durante muito tempo se tornou usual e comum comemorar a data dessa forma, mas, com o passar dos anos, muitos estabelecimentos se negaram a aceitar esta prática e até, em alguns locais, a polícia já foi acionada.

Alguns locais, no entanto, oferecem neste dia desconto para a celebração da data e até ações solidárias já aconteceram.

Seja como for, essas duas datas são de comemoração para aqueles que têm o Direito como futuro e área de atuação.

nao-confunda-o-dia-dos-academicos-do-direito-com-o-dia-do-advogado

Sabe quais são as principais características de um estudante de Direito?

Certamente agora você parou um pouco para pensar nas suas características que te levaram a fazer essa escolha de curso, ou até mesmo nas que têm em comum com seus colegas, não é mesmo?!

Claro que não são somente essas características, que normalmente todos os estudantes possuem, que definem a boa atuação profissional. Porém,elas fazem parte do perfil da maior parte dos estudantes que optam pelo Direito.

Veja quais são elas:

• Gosto pela leitura

É mais do que sabido que o curso e as carreiras no Direito requerem muito estudo e muita leitura. Com isso, os estudantes que têm o gosto e o hábito da leitura acabam se interessando pela área. Com isso, acabam unindo o útil ao agradável.

• Boa comunicação

Seja qual for a atuação na área do Direito, uma boa comunicação é essencial. E com isso falamos da comunicação escrita e verbal.

A facilidade de se comunicar verbalmente, principalmente em público, atrai muitos estudantes que enxergam nessa área um bom caminho para utilizarem de forma positiva essa característica.

Da mesma forma que muitos estudantes que possuem facilidade com a escrita se encontram no curso quando precisam redigir petições e outros documentos.

• Facilidade de estabelecer conexões

A área do Direito é uma área na qual o chamado networking é bastante importante. E estabelecer conexões com facilidade certamente é uma grande vantagem.

Aqueles que possuem facilidade em conhecer pessoas, em estar em diferentes rodas e grupos de conversas e que, mais do que isso, mantém essas conexões mais além do colégio, ou a faculdade ou o estágio, tendem a se diferenciar dentro da área.

• Capacidade de agir sob pressão

Nem todas as pessoas são boas em agir sob pressão e isso não é um problema, porém é uma vantagem dentro da área.

Em quase todas as formas de atuação dentro do Direito, existirão momentos em que essa característica fará grande diferença. Já durante o próprio curso e ao prestar o exame da OAB ou concursos, é possível perceber o quanto essa característica é positiva.

Reconheceu alguma delas em você? E em seus colegas? Citaria outras que acredita serem importantes para um profissional da área?

Poderíamos citar mais uma, que seria a vontade de se manter sempre atualizado.

No Direito, a atualização é mais do que necessária. O Direito está sempre em movimento e o profissional que atua com isso precisa também ser um ser em constante movimento e aprendizado.

E falando em atualização, se você é estudante de Direito e ainda não escolheu em qual área atuar, ou quer se aprimorar em outra área, temos vários artigos que podem te ajudar a conhecer melhor algumas dentre as muitas áreas do Direito.

Quer se atualizar?

Leia estes artigos e conheça melhor essas opções:

E para conhecer as muitas opções de pós-graduação da EPD, tanto na modalidade presencial, quanto online, acesse o site.

Agora, conte nos comentários como você comemora essas duas datas importantes para o Direito.