Contribuinte já pode consultar extrato da declaração do IR

·

direito do trabalho vale transporte

A Receita Federal liberou o extrato do processamento da declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF 2016). O contribuinte pode acessar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, clique aqui.

É importante verificar o extrato em busca de erros para evitar cair na malha fina. Caso tenha identificado alguma inconsistência, o contribuinte pode enviar nova declaração com as informações corretas que são corrigidas automaticamente.

Em 2015, após o fim do processamento dos lotes de restituição, no mês de dezembro, constava nos sistemas da Receita Federal um total de 617.695 de declarações retidas em malha fiscal. Em muitos desses casos, o próprio contribuinte poderia ter regularizado a pendência com antecedência.

Além de verificar as pendências, também é possível autorizar um dispositivo móvel (celular ou tablet) para obter informações e acompanhar o processamento da declaração. Dessa forma, o contribuinte será avisado quando a sua declaração for recepcionada, retificada, entrar ou sair da malha fina ou tiver crédito de restituição enviado para o banco. Para isso, é necessário efetuar o cadastro no e-CAC e instalar o serviço no Aplicativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo