
Os avanços da tecnologia, das relações digitais e de ferramentas na internet vêm impulsionando a comunicação nos últimos anos. Isso acontece especialmente para o marketing e a publicidade, os quais se remodelaram e encontraram instrumentos para potencializar alcance, conteúdos e, principalmente, resultados.
No universo do Direito, o cenário não foi diferente. São muitos, hoje, os advogados que conseguem alavancar os negócios do seu escritório diante da utilização dessa ferramenta. Esse fenômeno também é verificado na atuação em cargos dentro de empresas e instituições.É o chamado Marketing Jurídico.
Para entender tudo sobre este tema, leia este artigo.
O que é Marketing Jurídico?
Trata-se de uma estratégia adotada por advogados para alcançar objetivos de negócio no ramo. Sua adoção foi bastante debatida e deve ser feita de maneira muito cuidadosa para que não fira o Código de Ética e Disciplina da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. A ordem, por sua vez, tem regras muito claras com relação aos limites de promoção de serviços advocatícios.
Por que o Marketing Jurídico é importante?
O Brasil é um dos países mais conectados do mundo, destacando-se por ser o segundo em tempo médio de uso da internet diário (9h13 de acordo com o Relatório Digital 2024) e o terceiro em uso de redes sociais. Dessa forma, com as pessoas ocupando boa parte de seu tempo online, os canais digitais tornaram-se o principal “espaço” para promover serviços e produtos.
Quais são os benefícios de uma estratégia de Marketing Jurídico?
Quando bem construída, uma estratégia de Marketing Jurídico pode fortalecer a imagem e a reputação do advogado e do escritório, bem como ajudá-lo a conquistar clientes de forma ética. É uma estratégia de crescimento do escritório de advocacia e, além disso, posiciona o profissional como autoridade no seu campo de atuação.
O Marketing Jurídico é proibido?
Não, o Marketing Jurídico não é proibido. Mas a propaganda, sim.
De acordo com a OAB, tal proibição da propaganda ativa busca preservar a dignidade da profissão, evitando práticas que possam comprometer a seriedade e a imparcialidade do advogado.
A Ordem entende que a busca desenfreada por clientes, por meio de estratégias publicitárias agressivas, pode prejudicar a confiança pública no sistema legal e comprometer a qualidade do serviço prestado.
Essa é a razão pela qual existem regras que delimitam a promoção de serviços e que devem ser seguidas. Tenha em mente que a estratégia de Marketing Jurídico deve sempre seguir um viés informacional e de apoio ao público.
Então, para aderir à uma estratégia de Marketing Jurídico, é altamente aconselhável procurar uma consultoria de Marketing especializada neste segmento. Este profissional da Comunicação conhecerá as regras e saberá quais são os limites que não devem ser ultrapassados.

Como é possível aderir ao Marketing Jurídico?
Se você não costuma utilizar o ambiente online para se promover como profissional, preparamos um roteiro a ser seguido durante a implementação de uma estratégia: os principais passos são criar um bom conteúdo jurídico que esclareça dúvidas das pessoas a fim de se destacar dentro do ramo.
Faça um planejamento detalhado
Antes de começar a produzir conteúdo para marketing jurídico e ações na prática, você deve pensar na sua estratégia, que pode começar com respostas para algumas perguntas básicas:
- Qual o seu ramo de atuação?
- Quem será o seu público-alvo?
- Quais canais você usará para divulgar o seu trabalho?
- Qual o seu objetivo? Quais são as suas metas?
Cuidado com a linguagem
Após definir o planejamento, incluindo o público-alvo ou persona, atente-se à forma com que você irá se comunicar. Evite termos técnicos de difícil compreensão e procure se expressar de maneira clara e acessível.
Tenha qualidade e constância
Defina um calendário editorial e lembre-se de optar por temas relacionados às áreas de atuação atendidas no seu escritório. Estar presente nas redes sociais é imprescindível para uma estratégia de sucesso, programe-se para postar conteúdos relevantes com frequência.
Aja em observância ao Código de Ética e Disciplina da OAB
Como mencionado no começo do texto, é de extrema importância seguir as normas do Código de Ética e Disciplina da OAB para não ter problemas com o conteúdo divulgado. Entre os principais pontos do documento, estão:
Permitido:
- Utilizar logotipos
- Ter um website
- Publicar anúncios em veículos tradicionais e digitais
- Ser presente nas redes sociais
- Publicar conteúdo educacional
Não é permitido:
- Utilizar linguagem persuasiva
- Divulgar valores e métodos de pagamento
- Enviar propaganda direta via canais de comunicação
- Oferecer prestação de serviços em troca de divulgação
- Empregar nomes de fantasia
Há punições para quem não cumpre os critérios estabelecidos pela OAB para Marketing Jurídico?
O Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94) e o Código de Ética e Disciplina da OAB prevêem sanções para o advogado que não cumpre as regras de marketing jurídico estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Elas variam de acordo com a gravidade da infração e o histórico do profissional, podendo ir desde censura e multa até suspensão e exclusão do nome do advogado dos quadros da OAB, impedindo-o de atuar.
Qual sua opinião sobre este tema? Ajude a construir o debate
Você conhece algum advogado que já produz conteúdo para marketing jurídico? É legítimo que advogados divulguem o próprio trabalho na internet e nas redes sociais? Deixe a sua opinião nos comentários.
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