Os avanços da tecnologia, das relações digitais e de ferramentas na internet vêm impulsionando a comunicação nos últimos anos, especialmente para o marketing e a publicidade, que se remodelaram e encontraram instrumentos para potencializar alcance, conteúdos e, principalmente, resultados.
No universo do Direito, o cenário não foi diferente e são muitos, hoje, os advogados que conseguem alavancar os negócios do seu escritório diante da utilização dessa ferramenta. Esse fenômeno também é verificado na atuação em cargos dentro de empresas e instituições.
O Marketing Jurídico, como vem sendo chamado, é, portanto, uma estratégia adotada por advogados para alcançar objetivos de negócio no ramo, desde que não fira o Código de Ética e Disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Se você ainda não está muito acostumado a se promover como profissional ou até mesmo se já tem planos, mas pretende melhorá-los para 2022, veja a seguir algumas dicas importantes para criar um bom conteúdo jurídico e se destacar dentro do ramo.
Faça um planejamento detalhado
Antes de começar a produzir conteúdo para marketing jurídico e ações na prática, você deve pensar na sua estratégia, que pode começar com respostas para algumas perguntas básicas:
- Qual o seu ramo de atuação?
- Quem será o seu público-alvo?
- Quais canais você usará para divulgar o seu trabalho?
- Qual o seu objetivo? Quais são as suas metas?
Linguagem
Após definir o planejamento, incluindo o público-alvo ou persona, atente-se à forma com que você irá se comunicar. Evite termos técnicos de difícil compreensão e procure se expressar de maneira clara e acessível.
Qualidade & Constância
Defina um calendário editorial e lembre-se de optar por temas relacionados às áreas de atuação atendidas no seu escritório. Estar presente nas redes sociais é imprescindível para uma estratégia de sucesso, programe-se para postar conteúdos relevantes com frequência.
Código de Ética e Disciplina da OAB
Como mencionado no começo do texto, é de extrema importância seguir as normas do Código de Ética e Disciplina da OAB para não ter problemas com o conteúdo divulgado. Entre os principais pontos do documento, estão:
Permitido:
- Utilizar logotipos
- Ter um website
- Publicar anúncios em veículos tradicionais e digitais
- Ser presente nas redes sociais
- Publicar conteúdo educacional
Não é permitido:
- Utilizar linguagem persuasiva
- Divulgar valores e métodos de pagamento
- Enviar propaganda direta via canais de comunicação
- Oferecer prestação de serviços em troca de divulgação
- Empregar nomes de fantasia
Ajude a construir o debate
O que você pensa sobre o assunto? Conhece algum advogado que já produz conteúdo para marketing jurídico? É legítimo que advogados divulguem o próprio trabalho na internet e nas redes sociais? Deixe a sua opinião nos comentários e continue seguindo o Blog e os perfis da EPD para ver mais conteúdo sobre assuntos ligados ao Direito.
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