Compras na internet: saiba como evitar armadilhas na rede

homem-com-cara-assustada-fazendo-compras-na-internet

Hoje em dia, as compras na internet estão cada vez mais presentes na vida dos usuários. A comodidade, é um dos principais aspectos que levam a esse crescimento nesse tipo de venda. Entre outros benefícios como poder contar com uma grande variedade de produtos e comparar preços, podemos dizer que as compras online ganharam o coração dos brasileiros.

Porém comprar online pode expor os consumidores a uma variedade de golpes e fraudes. Infelizmente a cada ano que passa pode-se dizer que os golpistas ficam mais sofisticados e diante disso é crucial que os consumidores estejam bem informados e vigilantes.

Para isso, separamos algumas dicas essenciais para ajudar os consumidores a se protegerem contra golpes ao comprar online.

Principais dicas para fazer as compras na internet de forma segura

• Busque sites confiáveis

Antes de fazer uma compra, verifique se o site é legítimo e seguro. Procure por sinais de segurança, como um cadeado na barra de endereço e URLs que começam com “https://” (o “s” significa seguro).

Evite comprar de sites desconhecidos ou que não pareçam confiáveis, especialmente aqueles que oferecem grandes descontos ou promoções que parecem boas demais para serem verdade.

Investigue a reputação do site na internet. O  Reclame Aqui é uma boa dica de site para ler depoimentos e notas de pessoas sobre determinado site. Conheça os problemas que a empresa já teve, e como foi a resolução deles.

Buscar informações com conhecidos que já tenham feito compras naquele determinado site

• Use métodos de pagamento seguros

Estar atento aos tipos de pagamentos que o site aceita. Normalmente os sites mais confiáveis aceitam diferentes formas de pagamento.

Prefira utilizar métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito ou sistemas de pagamento online que já utilizou ou que sejam conhecidos, que ofereçam proteção ao consumidor contra fraudes. Desconfie se a única forma for o PIX, que cai direito e na hora e é mais difícil de cancelar, ou mesmo transferências bancárias

• Proteja seus dispositivos

É essencial manter os equipamentos como computador, smartphone e outros dispositivos atualizados com as últimas versões de software e antivírus que os protejam de ameaças.

Importante também evitar realizar compras online em redes Wi-Fi públicas ou não seguras, pois elas podem ser alvos fáceis para hackers.

• Atenção sinais de fraude

Os sinais de alerta estão sempre presentes, porém muitas vezes na correria do dia-a-dia ou na pressa de finalizar uma compra, eles passam despercebidos. Ficar atento a esses sinais de alerta é importante. Podemos citar alguns como: erros de ortografia ou gramática, ofertas excessivamente generosas, solicitações de informações pessoais sensíveis, tentativa de finalização da compra por outra plataforma entre outros.

• Verifique as políticas de devolução e reembolso

Antes de fazer a compra, pesquise sobre as políticas de devolução e reembolso. Isso é importante pois devido ao fato de não se ver e avaliar o produto fisicamente é necessário que existam opções adequadas caso o mesmo não atenda às expectativas.

• Conheça os golpes comuns

Busque estar atento sobre  os diferentes tipos de golpes online. Não para ser alguém receoso e que não faz compras online, mas sim para ter maior facilidade para reconhecer os golpes e assim evitá-los

Dicas extras

Comprar na internet é de fato muito vantajoso, mas além dos golpes outros problemas podem acontecer e por isso fizemos essa parte de dicas extras.

• Especificações de produtos

Para garantir que está comprando exatamente o que quer é essencial verificar as especificações do produto ou serviço que você deseja comprar.Informações como peso, medidas, cores, materiais devem constar na descrição do produto. Fotos também são detalhes importantes e que ajudam na escolha do produto. Se por acaso, por falta de informações, surgirem dúvidas, é melhor não comprar ou buscar o atendimento ao cliente.

• Produtos baratos demais

É preciso estar bem atento às lojas que estão vendendo produtos muito abaixo do preço de mercado. Muitas pessoas acabam comprando, por exemplo, produtos falsificados sem nem ter conhecimento.Formas de pagamento.

Sabe o ditado “quando a escola é demais o santo desconfia”? pois nesse caso é melhor desconfiar.

• Prazos de entrega

Observe bem o prazo antes de finalizar sua compra pois esse é um dos maiores problemas enfrentados pelos compradores online. A entrega atrasada pode gerar até o cancelamento da compra, por exemplo. E a verdade é que quem compra algo, quer poder usufruir dele e não ter dor de cabeça.
Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da EPD para se manter sempre atualizado;