Comece a declarar o IR: Receita libera programas para download

malha fina

A Receita Federal liberou o programa para declaração do Imposto de Renda 2015. Existem várias versões para cada sistema operacional.

Para escolher sua versão e fazer o download do programa, clique aqui.

A declaração poderá ser feita por meio do programa no computado, ou em tablets e celulares, por meio do aplicativo APP IRPF (Disponível para iOS e Android).

Quem tem o certificado digital pode fazer o preenchimento online, sem a necessidade da instalação do programa. Além disso, poderão usar uma também declaração pré-preenchida. Nesse caso, alguns dados serão colocados automaticamente na declaração pela Receita Federal.

Parcelamento
Quem tiver imposto a pagar, poderá dividir o valor em até 8 parcelas, contanto que cada uma tenha um calor superior a R$ 50. Caso o valor total seja menor que R$ 100, o pagamento deverá ser feito em uma única parcela.

O pagamento parcelado deverá ser realizado por meio de um boleto (em qualquer banco autorizado a recebê-lo) até o último dia útil de cada mês, mas ao valor será acrescentada mensalmente a Selic proporcional (atualmente, a taxa básica de juros está em 12,25% ao ano) mais 1% no mês do pagamento. O contribuinte pode escolher antecipar o pagamento (total ou parcialmente) ou estender o número de parcelas.

Em todos os casos, a entrega pode ser feita até as 23h59min59seg de 30 de abril. A multa para quem entrega a declaração fora do prazo é de 1% ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74, e o máximo é de 20% do imposto devido.

A Receita espera receber 27,5 milhões de declarações até 30 de abril. Neste ano, está obrigado a declarar Imposto de Renda quem mora no Brasil e recebeu rendimentos tributáveis de mais de R$ 26.816,55 ao longo de 2014.

Com informações Receita Federal