Carreira no Direito previdenciário

banner-do-episodio-sobre-carreira-no-direito-previdenciario

O episódio 36 do podcast Falando Direito apresenta uma apresentação do professor Marcelino Alves, coordenador da pós-graduação em Direito Previdenciário da Escola Paulista de Direito. Durante o programa, o professor compartilha sua trajetória profissional e dá dicas para quem deseja seguir carreira na área previdenciária.

Formação acadêmica

Marcelino Alves começa contando um pouco sobre sua formação acadêmica e como a escolha de uma pós-graduação renomada e tradicional, como a da Escola Paulista de Direito, impactou positivamente sua carreira.

Ele destaca a importância de escolher uma instituição de ensino de qualidade, que ofereça uma formação sólida e atualizada, e que tenha professores renomados e experientes.

Atuação do Direito Previdenciário

Em seguida, o professor fala sobre as principais áreas de atuação do direito previdenciário, que envolvem questões relacionadas à aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, entre outras.

Ele explica que essa é uma área em constante evolução, devido às mudanças na legislação e às novas demandas da sociedade.

Importância da especialização

Marcelino Alves também destaca a importância de se manter atualizado e de buscar especializações na área previdenciária, como cursos de pós-graduação e de extensão. O conhecimento técnico é fundamental para o exercício da profissão e para a prestação de um serviço de qualidade aos clientes.

Advocacia Previdenciária

Durante a apresentação, o professor também aborda questões relacionadas à advocacia previdenciária, como a importância do planejamento financeiro para aposentadoria, a necessidade de se conhecer bem a legislação previdenciária e as estratégias para lidar com a burocracia do INSS.

Previdência no Brasil

Além disso, Marcelino Alves fala sobre as perspectivas para a área previdenciária no Brasil, destacando a relevância do direito previdenciário para a garantia dos direitos sociais e para a proteção dos mais vulneráveis.

Ele ressalta que a advocacia previdenciária é uma área em constante crescimento e que oferece boas oportunidades de trabalho para os profissionais do direito.

Estudos constantes

Ao final do programa, o professor convidado deixa uma mensagem de incentivo para os estudantes e profissionais do direito que desejam seguir carreira na área previdenciária. Ele lembra o quão importante é se dedicar aos estudos, buscar especializações e se manter atualizado sobre as mudanças na legislação e nas demandas da sociedade.

Conclusão

Em resumo, o episódio 36 do podcast Falando Direito apresenta uma apresentação inspiradora do professor Marcelino Alves, que compartilha sua trajetória profissional na área previdenciária e dá dicas valiosas para quem deseja seguir carreira nessa área.

O episódio destaca a importância de escolher uma instituição de ensino de qualidade, de buscar especializações na área previdenciária e de se manter atualizado sobre as mudanças na legislação e nas demandas da sociedade.

Participante

Marcelino Alves Alcântara tem experiência na área de Direito Público, com ênfase em Direito Tributário e Previdenciário. Possui Graduação em Direito, Pós-Graduação em Direito Previdenciário (2006) e Direito Tributário (2006) e Mestrado em Direito das Relações Sociais (área de concentração em Direito Previdenciário).

Para saber mais sobre os cursos de Direito Previdenciário da EPD, acesse:
– Presencial

– Online

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 36 completo pelo Spotify.