Os bancos são como qualquer outra empresa no âmbito de que visam a obtenção de lucro, porém são essenciais para nossa vida em sociedade, pois oferecem serviços essenciais. Seja realizando pagamentos, oferecendo empréstimos, transferindo valores, gerenciados patrimônios e investindo, todos precisam deles.
Por isso, quando as instituições bancárias entram em greve, isso afeta o cotidiano de muitas pessoas que precisam realizar suas transações bancárias. Afinal, o fato de os bancos estarem funcionando de forma precária, não tira as responsabilidades do consumidor de pagar contas.
O Procon e o Idec dão dicas de como lidar com essa situação, confira:
1 – Obrigações
A greve bancária não impede que o consumidor pague faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança. Caso contrário, o consumidor pode correr o risco de ter seu nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) como devedor.
Para evitar que isso aconteça, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que o pagamento seja realizado.
2 – Utilize a Internet
A internet é uma ótima alternativa para realizar as transações bancárias. Entre em contato com a empresa credora e verifique outra alternativa. Algumas empresas podem postergar a data de vencimento e enviar a segunda via ao cliente. Dessa forma, o cliente pode utilizar o código de barras para pagar pela internet ou casa lotérica.
Além disso, pela internet também é possível realizar transferências, consultas e qualquer outro tipo de serviço que o banco oferece.
3 – Sempre anote o protocolo
Como dito anteriormente, é aconselhável entrar em contato com a empresa para tentar negociar o pagamento, portanto, sempre peça e anote o protocolo de atendimento.
Dessa forma, poderá comprovar que houve boa-fé da sua parte ao procurar opções para quitar a dívida. Neste caso, os órgãos de defesa ao consumidor garantem que a empresa não pode cobrar juros ou multas sobre a fatura.
4 – Responsabilidade dos Bancos
De acordo com o Procon-SP, a greve é um risco previsto nas atividades de uma instituição financeira, por isso, também ela é responsável por possíveis prejuízos causados ao consumidor pela paralisação.
5 – Pacotes de serviços
O órgãos em defesa do consumidor aconselham também que o cliente não contrate nenhum tipo de pacote ou serviço oportunista. Procure conhecer os detalhes dos pacotes de serviços oferecidos por bancos no período de paralisação, principalmente, aqueles voltados a facilitar a quitação de débitos durante a greve.
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