Os contribuintes se sentem aliviados após enviar a Declaração de Imposto de Renda, porém, é importante ficar atento para saber se não caiu na malha fina. Para facilitar, é possível fazer esse acompanhamento pela internet acessando o site da Receita Federal.
De acordo com os dados, 136 mil pessoas já retificaram o Imposto de Renda este ano. Os motivos podem ser algumas pendências ou erros cometidos durante a declaração. Para saber se sua declaração está de acordo, é necessário realizar o acompanhamento pela internet.
Para acessar é simples: basta criar um código de acesso que permite ver a situação de todas as declarações. Se aparecer no status a palavra “processada”, significa que não existem pendências.
“Em processamento” significa que a Receita está cruzando as informações, porém, se aparecer “pendências”, é preciso retificar.
Um dos principais motivos que geram a pendência são: omissão de rendimentos, problemas com recibos e inclusão de dependente de acordo com a lei.
É possível fazer a retificação desde maio e não possui prazo final. É importante lembrar que a Receita Federal não manda aviso sobre problemas na declaração até o pagamento do último lote de restituição, que acontece em dezembro, por isso é preciso estar atento e acompanhar. Quem não corrige até o final do ano, cai na malha fina.
Malha Fina
No próximo ano, a Receita Federal começa a chamar os contribuintes para prestar explicações. Isso vale tanto para quem tem restituição a receber, como para quem tem imposto a pagar.
Quem não retificar a declaração a tempo vai ser multado em 75% sobre a diferença do imposto devido. É importante acessar o extrato, verificar as pendências e corrigi-las para evitar ser chamado pela Receita Federal, pois a penalidade é muito maior.
Deixe um comentário