6 Dicas para ser um advogado de sucesso

·

imagem-de-um-advogado-de-sucesso
imagem-de-um-advogado-de-sucesso

A advocacia é uma profissão bastante desafiadora que exige tanto conhecimento jurídico, como habilidades interpessoais, ética profissional e dedicação. Para se tornar um advogado de sucesso não basta ter  um diploma em Direito, é preciso um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento profissional. 

O profissional que trabalha na área do Direito precisa constantemente buscar novos conhecimentos e especializações para expandir sua reputação e garantir espaço no mercado de trabalho.

Na hora de conquistar um novo cliente ou fidelizar aqueles que já possui, é muito importante que o profissional foque em diferenciais que vão garantir o seu sucesso profissional.

Por conta disso, existem algumas atitudes que podem ajudar durante a carreira e vão, com certeza, melhorar o relacionamento com os clientes e a ter sucesso na carreira de advogado. 

Como se tornar um advogado de sucesso?

Veja estas 6 atitudes para colocar em prática e transformar sua carreira:

  • Esteja atento

É essencial estar atento para enxergar as oportunidades de negócios que aparecem e, mais que isso, estar preparado para abraçar essas oportunidades. Nem toda oportunidade aparecerá como grandes contratos, mas qualquer oportunidade de projetar seu nome e/ou de seu escritório, deve ser aproveitada.

Sempre esteja atento e entenda a área que está inserido para detectar futuros clientes, e uma uma boa oportunidade de encontrar novos clientes, nos dias atuais, é por meio do marketing digital.

  • É preciso ser empreendedor

O advogado é um profissional que precisa se enxergar como um empreendedor. Apesar de parecer complicado, na verdade, para trabalhar essa característica, basta pensar na profissão como um negócio, incluindo planejamento, metas, controle de gastos e sempre estar atento às soluções e novidades que geram novos negócios e oportunidades.

Para se destacar no mercado, atualmente, é preciso muito mais do que apenas conhecimento no segmento jurídico. 

  • Seja organizado

A organização do ambiente é a primeira coisa que seus clientes e parceiros profissionais vão notar. Além disso, a organização garante mais eficiência no trabalho, garantindo uma maior produtividade.

Existem ferramentas simples que podem ajudar nessa tarefa, como o uso de etiquetas, criação de fluxos de trabalho que funcionem com sua equipe ou mesmo aplicativos que ajudam a manter o foco no trabalho.

Podemos dizer que com uma boa organização – do escritório e da agenda – a atuação profissional será mais focada e, consequentemente, mais produtiva.

  • Utilize a tecnologia

A tecnologia permite tornar o trabalho mais rápido e prático. Atualmente, os profissionais incorporam, por exemplo, os smartphones à sua rotina, utilizando aplicativos eficientes, como troca de mensagens, arquivos de armazenamento na nuvem e automatização de  processos. Tudo isso facilita a tarefa de acompanhar o crescimento do escritório.

Não deixe que a falta de conhecimento tecnológico seja um empecilho para não utilização de ferramentas e, consequentemente, ficar em desvantagem em relação aos seus concorrentes de mercado.

  • Melhore as habilidades de persuasão e comunicação

A comunicação verbal não é o único tipo de comunicação que existe e com isso conhecer e utilizar os outros tipos é essencial. 

Muitos advogados de sucesso, por exemplo, utilizam a linguagem corporal e as técnicas de persuasão. Aprender e utilizar isso é um diferencial para obter sucesso em audiências, sustentações orais, palestras e todos os outros tipos de interação com público.

Lembre-se que saber se comunicar é uma das habilidades essenciais que todo advogado precisa ter para conseguir se destacar no mercado.

  • Seja paciente

Uma carreira de sucesso e a boa reputação são frutos de trabalhos diários e com constância. Ou seja, no dia-a-dia é importante trabalhar da forma mais transparente e eficaz possível, mantendo um bom relacionamento com seus clientes e parceiros. 

Uma boa forma de compreender os resultados é ouvindo os feedbacks e comentários sobre seu trabalho. Lembre-se que a famosa boca a boca é a melhor propaganda que você terá.

Mais do que apenas atender, é necessário compreender e saber ouvir para crescer na carreira de advogado. Busque conquistar a admiração e dê a oportunidade ao cliente oferecer um feedback que possibilite enxergar potenciais melhorias em sua carreira e atuação no mercado.

Uma última dica, mas não menos importante é o aprendizado contínuo, Um advogado de sucesso é aquele que está sempre em movimento, ou seja, sempre estudando e buscando conhecimento. Seja da forma acadêmica, fazendo cursos como as especializações, participando de palestras, lendo livros e artigos em sites, como de forma natural em conversas com outros profissionais.

Em resumo, se tornar um advogado de sucesso é uma jornada multifacetada que envolve conhecimento sólido, experiência prática, desenvolvimento de habilidades interpessoais, ética profissional, atualização constante e networking estratégico. 

Gostou deste artigo? Continue acompanhando o blog da EPD para se manter sempre informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *