10 anos do Mestrado da EPD – Parte 2

fala-retirada-do-segundo-episodio-sobre-os-10-anos-da-epd

O episódio 48 do podcast Falando Direito é dedicado à segunda parte da celebração dos 10 anos do Mestrado da Escola Paulista de Direito (EPD), tema que começou a ser tratado no programa 47.

Nesta segunda etapa, o conteúdo conta com a participação de alguns dos professores que fazem parte do Mestrado desde o início, que compartilham suas experiências e reflexões sobre a trajetória do mestrado ao longo desses anos. Quem “comanda” a conversa, mais uma vez, é o professor Ricardo Castilho.

A importância do Mestrado da EPD

O episódio começa com uma breve introdução do professor Castilho, que destaca a importância do mestrado da EPD para a formação de profissionais do direito e para o desenvolvimento da pesquisa jurídica no Brasil.

Trajetória dos professores e o Mestrado

Em seguida, o apresentador convida os professores para falar um pouco sobre suas trajetórias e sobre como se envolveram com o programa.

O primeiro professor a falar é o próprio Ricardo Castilho, que é um dos coordenadores do mestrado. Ele destaca que o programa foi criado com o objetivo de oferecer uma formação diferenciada para profissionais do direito que atuam na área empresarial, com foco na extrajudicialidade.

Castilho ressalta que o mestrado da EPD tem como diferencial a interdisciplinaridade e a abordagem prática dos temas, o que permite aos alunos desenvolver habilidades e competências essenciais para o mercado de trabalho.

Oportunidade única

Em seguida, o próximo professor a falar conta um pouco sobre sua experiência como docente do mestrado da EPD, destacando que o programa é uma oportunidade única para os alunos aprofundarem seus conhecimentos em áreas específicas do direito, como o direito empresarial e o direito notarial e registral. Ele lembra que o mestrado da EPD tem uma abordagem crítica e reflexiva dos temas, o que permite aos estudantes desenvolver uma visão mais ampla e contextualizada do direito.

Criação do Mestrado

O terceiro a falar é um dos fundadores do mestrado da EPD. O professor reforça que o programa foi criado com o objetivo de oferecer uma formação de excelência para profissionais do direito que desejam se especializar em áreas específicas do direito empresarial.

O mestrado da EPD tem uma abordagem inovadora e diferenciada, que combina teoria e prática de forma equilibrada, e que permite aos alunos desenvolverem habilidades e competências essenciais para o mercado de trabalho.

Conclusão

O episódio então segue para o fim e termina com uma reflexão do apresentador Ricardo Castilho sobre a contribuição significativa do Mestrado para a formação de uma nova geração de profissionais do direito, que estão preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e para contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Ele conclui o episódio agradecendo a participação dos professores e reiterando a importância do mestrado da EPD para o futuro do direito no Brasil.

Participantes

Ricardo Castilho é Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP e Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. É fundador e Diretor Geral da EPD, sendo coordenador de cursos de Pós-Graduação e diretor do programa de Mestrado da instituição.

Participam com ele do episódio os professores André Antunes, César Peghini, Eveline Gonçalves, Luiz Antonio Scavone Jr, Márcia Batista e Maristela Basso, cada um contribuindo para a discussão com recortes das disciplinas que lecionam e das experiências pessoais ao longo dessa década.

Para saber mais sobre o programa de Mestrado e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 48 completo pelos nossos canais do YouTube e Spotify.