10 anos do mestrado da EPD- parte 1

banner-do-episodio-sobre-os-10-anos-do-mestrado-da-epd-parte-1

O episódio 47 do podcast Falando Direito é uma conversa entre professores do programa de Mestrado da EPD (Escola Paulista de Direito), em comemoração aos 10 anos do programa, que é focado na área de soluções extrajudiciais e tem sido um sucesso ao longo dos anos.

O tema é dividido em duas fases, com a segunda parte sendo deixado para o episódio seguinte (48) do podcast. Quem apresenta e modera a conversa, nos dois casos, é o professor Ricardo Castilho.

Abertura e apresentações

O episódio começa com uma mensagem de saudação e apresentação dos professores participantes. Em seguida, eles discutem suas experiências docentes e o que eles destacam sobre o programa de Mestrado da EPD.

Programa de Mestrado amplo

Um dos professores destaca que o programa é bastante abrangente e oferece disciplinas em diversas áreas do direito, incluindo teoria geral do direito, filosofia do direito, direito processual civil, direito empresarial, entre outras.

Ele também destaca que o programa é bastante prático e os alunos têm a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.

Inovador e adaptável

Outro professor destaca que o programa é bastante inovador e está sempre se adaptando às mudanças no mercado jurídico.

O conteúdo tem uma abordagem mais moderna do direito, que passa pela prevenção de litígios e pela utilização de meios extrajudiciais de solução de controvérsias. O convidado ressalta que essa abordagem é cada vez mais valorizada pelos clientes e pelo mercado jurídico em geral.

Importância do programa

Os professores também discutem a importância do programa de Mestrado da EPD para a carreira dos alunos, já que oferece uma formação sólida e diferenciada, que pode abrir portas para diversas oportunidades profissionais.

Eles também destacam que o programa é bastante exigente e os alunos precisam se dedicar bastante para obter bons resultados.

Avaliação dos alunos

Os professores também discutem a avaliação dos alunos sobre o programa de Mestrado da EPD. Os mestrandos costumam avaliar o programa de forma bastante positiva, destacando a qualidade dos professores, a abrangência das disciplinas e a aplicabilidade do conhecimento adquirido.

Os convidados lembram que os alunos costumam ter uma boa relação com os professores e com os demais colegas, o que contribui para um ambiente acadêmico saudável e produtivo.

imagem-sobre-o-mestrado-da-epd

Transformação do pensamento

Além disso, os professores discutem a importância do Mestrado da EPD para a transformação do pensamento dos alunos. O programa oferece uma formação científica mais densa e profunda em relação a temas que antes eram tratados com superficialidade.

Eles acreditam que essa transformação é muito importante do ponto de vista educacional e pode despertar o interesse dos alunos em prosseguir seus estudos, fazendo um doutorado, por exemplo.

Metodologia

Os convidados também falam sobre a relevância da metodologia e da escrita na elaboração da dissertação de mestrado, que não é uma petição e os alunos precisam ter cuidado com a linguagem utilizada.

Também é grande a importância da metodologia e da escrita para a qualidade da dissertação e para a formação do aluno como pesquisador.

Futuro do Mestrado

Por fim, os professores discutem os planos futuros para o programa de Mestrado da EPD. Eles destacam que o conteúdo está sempre se adaptando às mudanças no mercado jurídico e que estão estudando a possibilidade de credenciar o doutorado, o que seria uma oportunidade importante para os alunos que desejam seguir carreira acadêmica ou que desejam se aprofundar ainda mais em temas específicos do direito.

Conclusão

Em resumo, o episódio 47 do podcast Falando Direito é a primeira parte de uma conversa informal com os professores do Mestrado da EPD, em comemoração aos 10 anos do programa.

Os convidados discutem suas experiências docentes, o que eles destacam sobre o programa de Mestrado da EPD, a importância para a carreira dos alunos, a avaliação dos alunos sobre o programa, a transformação do pensamento dos mestrandos, a relevância da metodologia e da escrita na elaboração da dissertação de mestrado e os planos futuros para a instituição.

Participantes

Ricardo Castilho é Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP e Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. É fundador e Diretor Geral da EPD, sendo coordenador de cursos de Pós-Graduação e diretor do programa de Mestrado da instituição.

Camilo Onoda é Pós-doutor pela Universidade de Coimbra em Democracia e Direitos Humanos. Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Graduado e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Filosofia pela FFLCH-USP.

Rogério Terra é Doutor em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Mestre em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito – FADISP. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Para saber mais sobre o programa de Mestrado e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 47 completo pelos nossos canais do YouTube e Spotify.