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Conteúdo para Marketing Jurídico: Veja dicas e pontos de atenção

Entenda os principais pontos do Marketing Jurídico e saiba como implementar uma boa estratégia sem ferir o Código de Ética da OAB.
Foto-referente-Marketing-Jurídico

Os avanços da tecnologia, das relações digitais e de ferramentas na internet vêm impulsionando a comunicação nos últimos anos. Isso acontece especialmente para o marketing e a publicidade, os quais se remodelaram e encontraram instrumentos para potencializar alcance, conteúdos e, principalmente, resultados.

No universo do Direito, o cenário não foi diferente. São muitos, hoje, os advogados que conseguem alavancar os negócios do seu escritório diante da utilização dessa ferramenta. Esse fenômeno também é verificado  na atuação em cargos dentro de empresas e instituições.É o chamado Marketing Jurídico

Para entender tudo sobre este tema, leia este artigo. 

O que é Marketing Jurídico?

Trata-se de uma estratégia adotada por advogados para alcançar objetivos de negócio no ramo. Sua adoção foi bastante debatida e deve ser feita de maneira muito cuidadosa para que não fira o Código de Ética e Disciplina da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. A ordem, por sua vez, tem regras muito claras com relação aos limites de promoção de serviços advocatícios. 

Por que o Marketing Jurídico é importante? 

O Brasil é um dos países mais conectados do mundo, destacando-se por ser o segundo em tempo médio de uso da internet diário (9h13 de acordo com o Relatório Digital 2024) e o terceiro em uso de redes sociais. Dessa forma, com as pessoas ocupando boa parte de seu tempo online, os canais digitais tornaram-se o principal “espaço” para promover serviços e produtos. 

Quais são os benefícios de uma estratégia de Marketing Jurídico?

Quando bem construída, uma estratégia de Marketing Jurídico pode fortalecer a imagem e a reputação do advogado e do escritório, bem como ajudá-lo a conquistar clientes de forma ética. É uma estratégia de crescimento do escritório de advocacia e, além disso, posiciona o profissional como autoridade no seu campo de atuação.

O Marketing Jurídico é proibido?

Não, o Marketing Jurídico não é proibido. Mas a propaganda, sim.

De acordo com a OAB, tal proibição da propaganda ativa busca preservar a dignidade da profissão, evitando práticas que possam comprometer a seriedade e a imparcialidade do advogado. 

A Ordem entende que a busca desenfreada por clientes, por meio de estratégias publicitárias agressivas, pode prejudicar a confiança pública no sistema legal e comprometer a qualidade do serviço prestado.

Essa é a razão pela qual existem regras que delimitam a promoção de serviços e que devem ser seguidas. Tenha em mente que a estratégia de Marketing Jurídico deve sempre seguir um viés informacional e de apoio ao público. 

Então, para aderir à uma estratégia de Marketing Jurídico, é altamente aconselhável procurar uma consultoria de Marketing especializada neste segmento. Este profissional da Comunicação conhecerá as regras e saberá quais são os limites que não devem ser ultrapassados. 

Foto-referente-Marketing-Jurídico-2

Como é possível aderir ao Marketing Jurídico?

Se você não costuma utilizar o ambiente online para se promover como profissional, preparamos um roteiro a ser seguido durante a implementação de uma estratégia: os principais passos são criar um bom conteúdo jurídico que esclareça dúvidas das pessoas a fim de se destacar dentro do ramo.

Faça um planejamento detalhado

Antes de começar a produzir conteúdo para marketing jurídico e ações na prática, você deve pensar na sua estratégia, que pode começar com respostas para algumas perguntas básicas:

  • Qual o seu ramo de atuação?
  • Quem será o seu público-alvo?
  • Quais canais você usará para divulgar o seu trabalho?
  • Qual o seu objetivo? Quais são as suas metas?

Cuidado com a linguagem

Após definir o planejamento, incluindo o público-alvo ou persona, atente-se à forma com que você irá se comunicar. Evite termos técnicos de difícil compreensão e procure se expressar de maneira clara e acessível.

Tenha qualidade e constância

Defina um calendário editorial e lembre-se de optar por temas relacionados às áreas de atuação atendidas no seu escritório. Estar presente nas redes sociais é imprescindível para uma estratégia de sucesso, programe-se para postar conteúdos relevantes com frequência.

Aja em observância ao Código de Ética e Disciplina da OAB

Como mencionado no começo do texto, é de extrema importância seguir as normas do Código de Ética e Disciplina da OAB para não ter problemas com o conteúdo divulgado. Entre os principais pontos do documento, estão:

Permitido:

  • Utilizar logotipos
  • Ter um website
  • Publicar anúncios em veículos tradicionais e digitais
  • Ser presente nas redes sociais
  • Publicar conteúdo educacional

Não é permitido:

  • Utilizar linguagem persuasiva
  • Divulgar valores e métodos de pagamento
  • Enviar propaganda direta via canais de comunicação
  • Oferecer prestação de serviços em troca de divulgação
  • Empregar nomes de fantasia

Há punições para quem não cumpre os critérios estabelecidos pela OAB para Marketing Jurídico?

O Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/94) e o Código de Ética e Disciplina da OAB prevêem sanções para o advogado que não cumpre as regras de marketing jurídico estabelecidas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Elas variam de acordo com a gravidade da infração e o histórico do profissional, podendo ir desde censura e multa até suspensão e exclusão do nome do advogado dos quadros da OAB, impedindo-o de atuar. 

Qual sua opinião sobre este tema? Ajude a construir o debate

Você conhece algum advogado que já produz conteúdo para marketing jurídico? É legítimo que advogados divulguem o próprio trabalho na internet e nas redes sociais? Deixe a sua opinião nos comentários. 

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