Segunda fase da prova da OAB –  Dúvidas e dicas

imagem-com-trecho-retirado-do-episodio=sobre-a-segunda-fase-da-prova-da-oab

No episódio 63 do podcast Falando Direito, a aluna Yara Dias Ferreira, do sétimo semestre do curso de Direito na EPD, entrevista o professor Pedro Benatto com perguntas dela e dos colegas de graduação na instituição.

Esse episódio foi gravado em 2023. No ano de 2024 a segunda fase será realizada no dia 19/05.

Perguntas sobre o exame

Os questionamentos são todos relacionados à segunda fase da prova da Ordem dos Advogados do Brasil, que acontece no próximo dia 19 de março, em busca de orientações e esclarecimentos junto ao professor.

Estratégias de estudo

Inicialmente, Yara indaga sobre a estratégia de estudo mais eficaz para a prova da OAB, levantando a questão crucial da seleção das matérias a serem priorizadas durante a preparação.

Pedro Benatto, então, com sua vasta experiência, destaca a importância de concentrar esforços em disciplinas fundamentais, como ética, direito e processo do trabalho, constitucional, administrativo e tributário, que formam a base do conhecimento jurídico essencial para um desempenho sólido no exame.

Ele ressalta a necessidade de equilibrar o estudo de matérias de médio e curto alcance, que podem impactar significativamente o sucesso na segunda fase do exame.

Escolha da área do Direito

Na sequência do episódio, durante a conversa entre a estudante e o professor, Benatto aborda a relevância de escolher uma área do Direito que desperte o interesse do estudante para a segunda fase, enfatizando a importância do treino constante e da abordagem objetiva na resolução das questões.

Ele lembra que a segunda fase demanda não apenas conhecimento teórico, mas também prática e habilidade na aplicação dos conceitos aprendidos, ressaltando a importância da preparação holística para o desafio que se apresenta.

frase-sobre-o-episodio

Outras questões

Ao longo do bate-papo, eles passam a explorar temas abrangentes, como a densidade do mercado jurídico, as tendências futuras da profissão, o impacto da inteligência artificial no campo do Direito e a necessidade premente de os profissionais explorarem áreas ainda pouco exploradas.

O professor destaca a importância de os estudantes se prepararem não apenas para a prova em si, mas também para a vida profissional, considerando as transformações e exigências do mercado jurídico em constante evolução.

Conclusão

Em síntese, o episódio 63 do podcast Falando Direito proporciona uma conversa super interessante sobre questões cruciais para os estudantes de Direito que buscam não apenas a aprovação na prova da OAB, mas também a excelência e relevância no competitivo cenário jurídico atual.

O programa, no formato de perguntas e respostas, abrange desde aspectos práticos da preparação para o exame até reflexões mais amplas sobre o futuro da profissão e as competências necessárias para se destacar e prosperar em um ambiente jurídico em constante transformação e desafio.

Professor convidado

Pedro Benatto é doutor em Direito, com especialização na área do Direito do Trabalho, advogado com ampla experiência e membro do corpo docente da Graduação da EPD.

Para saber mais sobre os cursos da EPD e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 63 completo pelo YouTube e pelo Spotify.