Procon alerta o consumidor sites que não são confiáveis

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Muitos consumidores são vítimas de sites falsos na internet. O perigo ainda é maior no final do ano, quando milhares de brasileiros saem às compras. Na internet, o cuidado deve ser dobrado.

A Fundação Procon-SP criou uma lista com sites perigosos com o objetivo de alertar os consumidores contra empresas de comércio eletrônico que infringem os direitos dos consumidores. Hoje, a relação soma 500 desses endereços virtuais não recomendados, sendo atualizada periodicamente.

Veja a lista aqui.

As empresas que fazem parte da lista são fornecedores que tiveram reclamações de clientes registradas no Procon-SP, receberam notificações e não responderam (ou não foram encontradas). Também compõem essa lista, sites criados exclusivamente para enganar os consumidores (sites piratas) que não fazem nenhum tipo de comércio de produtos e serviços.

De acordo com o órgão, a principal queixa contra esses sites é a não entrega do produto no prazo, problema que, em épocas como o Natal, pode criar grandes aborrecimentos para os consumidores.

O Procon também alerta que o site deve ter política de privacidade, pois o consumidor está colocando ali seus dados pessoais, bancários, do cartão de crédito e deve ser um ambiente seguro. “Se é uma página que não tem identificação, não tem canais de contato, desconfie e não compre”, aconselha a assessora técnica do Procon-SP.

Quanto à Publicidade enganosa, o Procon recomenda que o consumidor não deve deixar de denunciar junto aos órgãos de defesa do consumidor, fazer boletim de ocorrência e, se comprou com cartão informar à operadora e buscar cancelar a compra:

Na maioria dos casos a prevenção é a melhor alternativa, por isso é bom ficar de olhos nessas dicas:

– Preços

Desconfie de ofertas vantajosas demais, com preços muito abaixo dos praticados no mercado;

– Dados obrigatórios

Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail). Cheque se essas informações estão corretas e teste os canais de comunicação da loja antes da compra;

– Endereço

Confirme se as páginas que exigem dados pessoais para a compra iniciam por https:// e se o cadeado está ativado (ícone amarelo numa extremidade da página);

– Referências

Prefira fornecedores renomados ou recomendados por amigos ou familiares. Se não conhecer a empresa ou não tiver referências boas do site, não compre;

– Pagamento

Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta;

– Privacidade

Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

– Documentos

Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.), inclusive e-mails de confirmação.

Crime: Em caso de estelionato, registrar um Boletim de Ocorrência. Procure também os órgãos de defesa do consumidor em caso de problemas.

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