Pioneirismo e paixão pelo Direito: A trajetória da Dra. Giselda Hironaka

banner-do-episodio-sobre-a-dra-giselda-hironaka

O episódio #13 do podcast Falando Direito traz um bate-papo inspirador entre dois amigos, Dr. Ricardo Castilho e a Dra. Giselda Hironaka, que compartilham suas experiências e trajetórias de vida. A conversa é descontraída e motivadora, abordando temas como a paixão pelo direito, o pioneirismo na área e a superação de desafios.

Professora Giselda Hironaka

A Dra. Giselda Hironaka é professora titular da Universidade de São Paulo e da Escola Paulista de Direito, com uma vasta experiência na área do direito civil.

Ela fala sobre sua formação acadêmica, que inclui um mestrado em direito civil e um doutorado em direito agrário, além de sua trajetória profissional, que inclui passagens como procuradora federal e coordenadora de cursos na EPD.

Paixão pelo Direito Civil

Um dos temas centrais da conversa é a paixão da Dra. Giselda pelo direito civil, em especial pela transmissão dos direitos das titularidades e de algumas outras obrigações daqueles que falecem.

Ela destaca a importância do planejamento sucessório, que muitas vezes é negligenciado pelas pessoas, mas que é fundamental para garantir a continuidade do patrimônio e dos negócios.

Pioneirismo

Outro tema abordado na conversa é o pioneirismo da Dra. Giselda na área do direito civil, em especial no que diz respeito ao planejamento sucessório.

Trata-se de uma área ainda pouco explorada no Brasil, mas que tem um grande potencial de crescimento, especialmente em um contexto de envelhecimento da população e de mudanças na legislação.

Mais da trajetória acadêmica

Além disso, a Dra. Giselda fala sobre sua trajetória acadêmica, que inclui a obtenção da livre-docência em direito civil, um concurso interno da faculdade que é considerado um dos mais difíceis da carreira acadêmica. Ela também destaca sua tese em responsabilidade civil, que se tornou um livro de referência na área.

Temas pessoais

A conversa também aborda temas mais pessoais, como a amizade entre os dois amigos e a importância da família e dos hobbies na vida da Dra. Giselda.

Ela lembra que é fundamental encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e que isso pode ser alcançado por meio de atividades que tragam prazer e satisfação.

Agradecimentos

Ao final do episódio, a professora agradece a oportunidade de participar do podcast e destaca a importância de compartilhar experiências e conhecimentos na área do direito. Ela também convida os ouvintes a refletirem sobre o planejamento sucessório e a procurarem profissionais qualificados para ajudá-los nessa tarefa.

Conclusão

Em resumo, o décimo terceiro episódio do podcast Falando Direito traz uma conversa inspiradora e motivadora entre dois amigos, que compartilham suas experiências e trajetórias de vida na área do direito.

Ao longo do diálogo, a Dra. Giselda Hironaka destaca a importância do planejamento sucessório e do pioneirismo na área do direito civil, além de abordar temas mais pessoais, como a amizade e aspectos da família e dos hobbies.

Participantes

– Giselda Hironaka é professora titular das faculdades de Direito da EPD e da USP, atua como consultora da Comissão de Direito Civil da Ordem dos Advogados do Brasil, dentre muitas outras funções que acumula, como também consultora de órgãos públicos. É autora de diversas obras jurídicas relevantes no âmbito do Direito Privado.

– Ricardo Castilho é Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP e Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. É fundador e Diretor Geral da EPD, sendo coordenador de cursos de Pós-Graduação e diretor do programa de Mestrado da instituição.

Para saber mais sobre os cursos de Graduação e Pós-Graduação da EPD, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 13 completo pelo Spotify.