É muito comum a confusão de palavras parecidas no português e, muitas vezes, o que muda é apenas uma letra, mas os significados são muito distantes. Por isso, hoje, vamos falar de duas palavras que podem se confundir tanto na pronuncia quanto no seu sentido: Magistério e Magistratura.
Para conseguir entender um pouco mais destes dois cargos, vamos definir cada um deles.
Magistério
O magistério é um curso que forma profissionais para a docência, ou seja, atuar como professores. Hoje o curso possui três categorias: a Licenciatura Curta (para dar aulas ao ensino fundamental), a Licenciatura Plena (para dar aulas para o nível médio e fundamental) e a Licenciatura Especial (que são aqueles profissionais já formados em qualquer curso superior).
Embora a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) recomente a formação superior para professores, o certificado de magistério ainda é aceito em muitas instituições de ensino.
Magistratura
A magistratura é o cargo que exerce a função de juiz do direito. Sendo um cargo público altamente cobiçado, os requisitos mais básicos para sua ocupação são: A formação em nível superior de Direito, a carteira da OAB e no mínimo três anos de atividade jurídica.
É dever do Juiz de direito efetuar a pronuncia de sentenças e decisões, além de realizar a fundamentação legal dos processos.
Neste caso o que muda entre as palavras é o final, porém seus significados são bem diferentes, mas, mesmo assim, a confusão pode ocorrer por conta de ambas serem nomenclaturas de carreiras profissionais.
Deixe um comentário