Linkedin para advogados: como se destacar

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O Linkedin para advogados é, hoje, uma ferramenta fundamental para aqueles que querem não só fazer conexões profissionais, mas também se posicionar como autoridade na área em que atuam.

Além do marketing jurídico, muito popular atualmente, a rede social permite ao advogado se manter atualizado sobre o mercado e as tendências ao estar sempre em contato com colegas e empresas.

O Linkedin é a maior rede social profissional do planeta, com cerca de 774 milhões de usuários em todo o mundo e mais de 50 milhões de membros somente no Brasil.

Mas, em meio a tantas contas e possibilidades, como fazer com que o seu perfil se destaque e renda bons frutos na carreira entre os muitos advogados que estão lá dentro? Confira a seguir algumas dicas simples que podem ajudar.

– Crie uma conta e entenda como o Linkedin funciona
A dica parece óbvia, mas ainda há muitos advogados formados que não têm uma conta criada no Linkedin. O primeiro passo, portanto, é se cadastrar na rede social.

Aproveite também para entender as funcionalidades dela, os meios de conexões, procurar perfis de amigos, colegas, ex-professores e as principais empresas e instituições da sua área de atuação.

Mesmo se você já tiver perfis em outras redes sociais, acostume-se a entrar no Linkedin todos os dias, pois algumas funções (e os objetivos lá dentro) são bastante diferentes do que é visto no Twitter, no Instagram, no Facebook…

– Tenha um perfil profissional completo
Com a conta criada e o conhecimento básico das funções do Linkedin, ou se você até já está lá, mas ainda sem um uso frequente, atualize o seu perfil de maneira completa. Faça com que ele seja um cartão de visitas da sua carreira profissional.

Preencha todos os campos, faça o upload de uma boa foto, insira informações da graduação, de cursos de especialização e pós; adicione os idiomas que você fala fluentemente, experiências profissionais e tudo o que puder agregar, desde que, claro, relacionado ao Direito. Assim como no currículo, evite se estender com tópicos que não sejam pertinentes com o que você procura na carreira atualmente.

Uma dica importante nessa etapa é: coloque palavras-chaves nas descrições do seu perfil. Isso fará com que o Google e o próprio Linkedin deem mais relevância para você quando as pessoas fizerem buscas na internet, o que pode fazer, inclusive, com que headhunters jurídicos lhe encontrem.

– Conecte-se com as pessoas e as empresas certas
Está tudo certo em adicionar alguns dos seus principais amigos e familiares aos seguidores do seu perfil, mas tenha sempre em mente que o Linkedin é uma rede social para vínculos profissionais. Por isso, invista a maior parte do seu tempo fazendo conexões que sejam estratégicas para a sua carreira. Crie seu networking virtual por meio da plataforma.

Se você está no meio do Direito Imobiliário, por exemplo, busque os advogados que são referência na área, que têm experiência no mercado e também no meio universitário. Esteja em contato com corretores, leiloeiros de imóveis e potenciais clientes, por exemplo, além de outras pessoas que estão profissionalmente relacionadas com o ramo.

– Marketing Jurídico e Conteúdo
As redes sociais alavancaram o potencial do marketing jurídico, e o Linkedin é um dos principais palcos para aqueles que sabem fazê-lo. Para se posicionar como autoridade na sua área de atuação, aposte no conteúdo ali dentro para chamar atenção e até mesmo ter uma comunidade que lhe siga por vê-lo como referência.

Para isso, escreva artigos do seu nicho, esteja sempre atualizado com as tendências dele, compartilhe e dê opiniões sobre notícias do meio e até convoque as pessoas com as quais você está conectado para discussões e debates. 

Ao pensar no conteúdo para o seu marketing jurídico, faça um planejamento dos seus posts, escolha uma linguagem adequada e se autopromova sem ter vergonha, mas lembre-se de sempre estar atento ao Código de Ética e Disciplina da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Veja mais sobre o assunto aqui.

Inove e contribua com o crescimento de outros Advogados no Linkedin
Além das dicas acima, a inovação é sempre bem-vinda em plataformas digitais. Por isso, desenvolva seus próprios meios de se destacar e não deixe de contribuir para o crescimento de outros profissionais da área, inclusive criando uma grande rede em torno do seu perfil.

Para isso, aproveite esse texto e compartilhe nos comentários o que você já tem feito no Linkedin, deixe mais dicas para os colegas e para aqueles que ainda não se aventuraram pela rede social.

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2 respostas para “Linkedin para advogados: como se destacar”

  1. […] dica) no ambiente virtual.Para saber mais sobre como atuar no Linkedin de olho em vagas no Direito, acesse nosso texto sobre o assunto aqui.– Busque por headhuntersOs headhunters são especializados em encontrar profissionais para as […]

  2. […] começar falando sobre porque você, profissional ou estudante, deveria fazer um perfil no Linkedin. O primeiro motivo é o networking. Uma rede social focada na área profissional é, com certeza, […]

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