Entrevista com Dr. Luiz Carlos Gonçalves, Procurador da República

banner-do-episodio-com-dr-luiz-carlos-goncalves

O episódio #07 do podcast “Falando Direito” apresenta uma entrevista com o Dr. Luiz Carlos Gonçalves, professor e procurador da República, que, na ocasião, acabava de completar 25 anos de atuação no Ministério Público Federal.

Trajetória

Durante a entrevista, o Dr. Luiz Carlos fala sobre sua trajetória profissional, sua atuação como procurador eleitoral e sua paixão pelo direito eleitoral.

Origem

O professor começa a entrevista falando sobre sua origem humilde e como conseguiu se tornar um procurador da República. Ele destaca que a promoção da igualdade e o combate à corrupção são os pilares da atuação do Ministério Público Federal e que esses valores são o que fazem seus olhos brilharem.

Entrada para o MPF

Em relação à sua atuação como procurador eleitoral, o Dr. Luiz Carlos explica que o Ministério Público Eleitoral exerce uma função de grande relevância na sociedade, pois é o único legitimado a atuar perante a justiça eleitoral por qualquer cidadão.

Ele destaca que o papel do MPF na proteção da democracia é um dos seus papéis mais importantes e que nas eleições, o cidadão pode contar com o promotor eleitoral e o procurador regional eleitoral.

Direito eleitoral

Ele também fala sobre sua paixão pelo direito eleitoral e como ela surgiu, contando que foi designado para fazer uma sessão do tribunal regional eleitoral de São Paulo e que gostou muito do ambiente e das discussões relacionadas à democracia, participação popular, candidatos, partidos políticos, prestação de contas e financiamento das campanhas.

Blog e direito eleitoral

Além disso, o Dr. Luiz Carlos explica que criou um blog chamado “A Cachaça Eleitoral” para escrever sobre o direito eleitoral de forma mais subjetiva e apaixonada. Ele destaca que o nome do blog é uma referência ao fato de que os eleitoralistas costumam dizer que o direito eleitoral é uma “caixa preta”.

Desafios no MPF

Durante a entrevista, o professor fala mais sobre os desafios da atuação do Ministério Público Federal e como nem sempre é fácil fazer justiça no Brasil. Muitas vezes é preciso enfrentar entraves consideráveis e que nem sempre é possível obter o êxito desejado.

Importância da instituição

Por fim, o Dr. Luiz Carlos destaca a importância da atuação do Ministério Público Federal na promoção da igualdade e no combate à corrupção. A instituição mudou muito nos últimos anos, mas o núcleo duro de questões que realmente importam permanece o mesmo.

Ele afirma que é esse núcleo duro que faz seus olhos brilharem e que o mantém motivado a continuar atuando como procurador da República.

Conclusão

Em resumo, o sétimo episódio do podcast “Falando Direito” apresenta uma entrevista com o Dr. Luiz Carlos Gonçalves, professor e procurador da República, que fala sobre sua trajetória profissional, sua atuação como procurador eleitoral e sua paixão pelo direito eleitoral.

Ao longo da conversa, ele aborda a importância da atuação do Ministério Público Federal na promoção da igualdade e no combate à corrupção e ressalta que o núcleo duro de questões que realmente importa permanece o mesmo, mesmo com as mudanças que ocorreram na instituição nos últimos anos.

O participante

Luiz Carlos Gonçalves é Procurador Regional Eleitoral em São Paulo (atual). Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (em 2000 e em 2006 respectivamente). Professor de Direito Constitucional, Direito Penal e Direito Eleitoral (atual). Membro Auxiliar da Procuradoria-Geral Eleitoral em Brasília (de 2013 a 2016). Procurador Regional Eleitoral em São Paulo (de 2008 a 2010). Desempenhou a Relatoria da Comissão do Senado Federal instituída para elaboração do Anteprojeto do Novo Código Penal (de 2011 a 2012).

Para saber mais sobre a Pós-Graduação em Direito Público direcionado para o MPF, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 07 completo pelo Spotify.