Dr. Douglas Fischer fala sobre sua experiência no MPF

banner-do-episodio-com-o-dr-douglas-fischer

No episódio 4 do podcast Falando Direito, o Dr. Douglas Fischer, membro do Ministério Público Federal desde 1996, compartilha um pouco de sua experiência na instituição.

Entrada no MPF

Ele começa explicando que, ao ingressar no MPF, assumiu suas funções como procurador da República em Porto Alegre, na área criminal. No entanto, atualmente, a maioria dos procuradores e procuradoras atuam em diversas áreas, como a do consumidor, meio ambiente, patrimônio cultural, populações indígenas e comunidades tradicionais, além do controle externo da atividade policial e sistema prisional.

Cooperação

O Dr. Fischer também destaca a importância da cooperação internacional e da cooperação jurídica, que ganharam mais espaço após a atuação do MPF em 2013 e 2014. Ele ressalta que a carreira do MPF é extremamente rica e propicia o trabalho em inúmeras áreas, mas que é fundamental ter amor pelo que se faz e dedicação para exercer as funções em prol da sociedade.

O MPF

O programa também aborda a carreira no MPF, que se divide em três níveis: procurador da República, procurador regional da República e subprocurador-geral da República. O Dr. Fischer explica que a classificação do MPF é nacional, ou seja, todos os procuradores podem se deslocar de uma localidade para outra, desde que respeitada a antiguidade na hora das remoções.

Experiências

O Dr. Fischer compartilha algumas experiências de sua carreira, como ter sido coordenador da área criminal da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul e ter exercido as funções de Procurador-Chefe da Procuradoria da República no âmbito de todo o estado do Rio Grande do Sul. Ele também foi membro da segunda Câmara de Coordenação e Revisão da área criminal em Brasília e coordenador da Secretaria na área do direito criminal junto ao Supremo Tribunal Federal.

Conclusão

O episódio encerra com uma mensagem de incentivo para aqueles que desejam ingressar na carreira do MPF. O Dr. Fischer destaca que a atividade do MPF é extremamente relevante e propicia a realização de um trabalho em prol da sociedade. Ele ressalta que é fundamental ter amor pelo que se faz e dedicação para exercer as funções com excelência.

Em resumo, o quarto episódio do podecast Falando Direito traz uma visão geral sobre a carreira no MPF e a experiência do Dr. Douglas Fischer na instituição.

O programa destaca a importância do trabalho em diversas áreas, como a do consumidor, meio ambiente, patrimônio cultural, populações indígenas e comunidades tradicionais, além do controle externo da atividade policial e sistema prisional.

O Dr. Fischer também fala sobre a cooperação internacional e a cooperação jurídica e encerra com uma mensagem de incentivo para aqueles que desejam ingressar na carreira do MPF, destacando a relevância da atividade e a importância de ter amor pelo que se faz e dedicação para exercer as funções com excelência.

O participante

Membro do Ministério Público Federal desde 1996, exerceu as atribuições de Coordenador Criminal e de Procurador-Chefe da Procuradoria da República no RS nos anos de 2002 e 2003. Atualmente exerce suas funções como Procurador Regional da República na 4ª Região.

Para saber mais sobre a Pós-Graduação em Direito Público direcionado para o MPF, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 04 completo pelo Spotify.