Hoje em dia, em um escritório de advocacia, não são apenas os processos judiciais que ocupam a agenda dos advogados. Em tempos de inflação, preços altos e crise econômica, eles também precisam balancear o orçamento e administrar os custos. Afinal de contas, uma boa gestão de gastos é necessária para evitar desperdício de recursos.
Falamos com o escritório de advocacia Júlio Cavalcanti que tomaram algumas medidas pra economizar: “Algumas iniciativas simples, a longo prazo, podem fazer enormes diferenças no seu orçamento.”, afirmaram.
Portanto, aqui estão algumas dicas pra você que está pensando em cortar alguns gastos, confira:
1 – Digitalizar documentos
Todos os documentos podem ser digitalizados, portanto, não existem motivos para manter cópias em papel de arquivos de processo, prestações de contas ou documentos de clientes. Além da economia com o material de consumo, o advogado ganha espaço.
Outra vantagem é os documentos não se perderão pelo tempo, basta deixar o backup dos arquivos em dia.
2 – Backups
Para evitar dores de cabeça com mal funcionamento dos computadores ou, até mesmo, em casos de furtos, mantenha as cópias dos documentos na “nuvem”.
Existem vários serviços gratuitos, como Google Drive ou Dropbox.
3 – E-mail
A utilização do e-mail deve ser reforçada. Com a digitalização de documentos, o uso do e-mail de torna mais frequente em substituição de serviços de correio, dessa forma, o escritório economiza recursos que seriam gastos com as postagens.
4 – Tenha uma agenda
É possível montar a agenda de forma estratégica, concentrando protocolos, carga de processos ou requerimentos de certidões em um dia. A racionalização das diligências gera redução de despesas com combustível e estacionamento.
5 – Dispositivos móveis
Esse é um investimento que pode gerar economia a longo prazo: smartphones e tablets. Essas novas funcionalidades da vida moderna permitem a troca de documentos, envio de arquivos e comunicação instantaneamente. Existem inúmeros aplicativos (gratuitos ou pagos) que podem facilitar sua vida como advogado, como por exemplo, o escaneamento de documentos, poupando no custo das xerox.
6 – Telefonia
Um advogado precisa estar constantemente em contato com seus clientes ou para resolver problemas do escritório. Uma boa alternativa é disponibilizar diferentes números de cada operadora para fazer as ligações.
Além disso, diversos programas fazem ligações utilizando a internet, como o Skype, Viber e, recentemente, o Whatsapp. É uma boa ideia utilizar esses programas quanto estiver conectado à internet, evitando gastos com telefonia.
7 – Energia Elétrica
Muitas pessoas tem o hábito de desligar as luzes em ambientes vazios ou instalar lâmpadas que consomem menos. Entretanto, esquecemos de dar atenção ao consumo por equipamentos que ficam em Stand By, como impressoras, computadores, cafeterias ou bebedouros. Eles podem ser desligados no final do expediente e religados no dia seguinte.
Deixe um comentário