Em época de liquidação, muitas lojas começam e colocar promoções com preços tentadores em produtos de mostruário. Por conta disso, muitos consumidores aproveitam essa oportunidade para comprar produtos que normalmente estariam bem mais caros.
Mas não é porque a peça é de mostruário que os consumidores não têm seus direitos. O Procon-SP alerta que existem direitos nesses casos, confira:
1 – Saiba seus direitos
Antes de comprar qualquer produto de mostruário procure seus direitos. Lembre-se que, mesmo sendo de mostruário, não elimina seus direitos de consumidor.
2 – Saiba se o produto apresenta problemas detalhados
Antes de adquirir o produto, peça ao fornecedor uma descrição com todos os possíveis problemas de maneira detalhada que o produto tenha ou teve em algum momento e foi reparado.
3 – Garantia
Sim, o direito à garantia legal é o mesmo, conforme o Código de Defesa do Consumidor, ainda que haja uma cláusula informando que o consumidor “adquiriu o produto no estado em que se encontra”.
4 – Vícios reparados
O fornecedor será responsável por reparar o vício (defeito) de qualquer produto, a não ser quando o defeito é informado de forma clara no momento da compra. Portanto, o fato de o produto ter sido comprado em promoção ou de mostruário não permite ao lojista ou fabricante se negar a solucionar eventuais problemas ou recusar sua troca.
5 – Em caso de problemas, peça ajuda
Lembre-se que você sempre pode procurar o órgão de defesa de consumidor. Procure o Procon de sua cidade, além disso, hoje em dia existem sites especializados como o Reclame aqui.
Informações: Procon-SP
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