,

Como escolher um curso Pós-graduação em Direito

·

tecnologia para advogados

A graduação em Direito, normalmente, é somente o primeiro passo para quem deseja uma carreira de sucesso. Muitos advogados se formam e logo começam a pensar em sua especialização. A dúvida surge, pois existem muitas áreas, como Direito Tributário, Constitucional, Trabalhista e Civil, até as mais novas, como Direito do Agronegócio.

Como saber qual a especialização certa? Para te ajudar, listamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher sua pós-graduação em Direito.

1 – Veja suas opções

Antes de tudo, veja quais são suas opções por objetivos e afinidade. As áreas mais populares são: ambiental, civil, trabalhista e previdenciário, tributário, penal, empresarial e eleitoral.

Além disso, pesquisa como está o mercado para cada área. Existem áreas que estão saturadas e outras que estão com deficiência. Tenha em mente que também existem áreas tradicionais que precisam de novos profissionais. Uma boa pesquisa é sua primeira aliada para tomar essa decisão.

 
2 – Teoria pode ser diferente a prática

A faculdade nos proporciona a base do conhecimento, porém, o aprendizado efetivo acontece na prática. Isso porque a teoria pode ser diferente quando aplicada. Ou seja, você pode se identificar por uma área durante os estudos, mas não gostar na prática.

Uma excelente forma de aprender sobre as áreas aplicadas é fazendo estágios durante a faculdade. Os estagiários costumam ter certo suporte para atuar em diversas áreas e conhecer um pouco de cada uma delas.

3 – Pergunte

A melhor forma de pesquisar é conversar com pessoas experientes na área. Procure alguém que tenha feito especialização na área que você tem interesse e discuta sobre os pontos positivos e negativos. Acompanhe de perto como é o trabalho de seus colegas.

Dessa forma, você saberá como é a atuação de alguém mais experiente e poderá ter noção de como é o cotidiano de determinada área de especialização.

4 – Metas

Só por querer uma especialização já demonstra que você está interessado em crescimento profissional. Portanto, coloque metas e objetivos em sua carreira. Você quer montar seu próprio escritório ou trabalhar em uma empresa?

Isso é fundamental para escolher a especialização mais adequada, já que algumas áreas demandam um profissional mais presente enquanto outras podem ser mais flexíveis.

5 – Não perca tempo

Muitas vezes, ficamos em dúvida sobre que caminho seguir, porém, ficar parado não ajudará muito. É necessário dar o primeiro passo para começar uma jornada. Não tenha medo de errar, lembre-se que tudo é experiência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo