As novas tendências do Compliance

banner-do-episodio-sobre-as-novas-tendencias-do-compliance

O episódio 21 do podcast Falando Direito traz uma discussão sobre as novas tendências do compliance no mundo jurídico. Os professores Ronaldo Fenelon e David Isaac conversam sobre as principais vias atuais para os profissionais do direito e como guiar sua carreira nesse estágio político, econômico e pedagógico das escolas de direito.

A importância do Compliance

O professor David começa destacando a importância do compliance para os profissionais do direito, principalmente em um cenário de constantes mudanças regulatórias e de conformidade. Ele ressalta que o compliance é uma ferramenta que ajuda a mitigar riscos e a garantir a conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

Questões ambientais

David também fala sobre a relevância do desenvolvimento sustentável e do licenciamento ambiental, áreas em que atua e que geram discussões em todos os lados.

É extremamente necessário encontrar soluções para a dicotomia entre o licenciamento ambiental e o desenvolvimento sustentável, e se eles estão proporcionalmente ligados ou se uma coisa prejudica a outra.

Empresas

Ronaldo Fenelon destaca a importância do compliance para as empresas, principalmente em um cenário de alta competitividade e de exigências regulatórias cada vez mais rigorosas. O compliance é uma ferramenta que ajuda as empresas a mitigar riscos e a garantir a conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

Cenário jurídico

Os professores também discutem as principais tendências do compliance no mundo jurídico atualmente. Eles destacam o papel da tecnologia e da inteligência artificial nos assuntos relacionados ao compliance, já que podem ajudar a automatizar processos e a identificar riscos de forma mais eficiente.

Cultura empresarial

Além disso, eles conversam sobre o quão crucial é a cultura de compliance nas empresas, que deve ser disseminada em todos os níveis hierárquicos e em todas as áreas da companhia. A cultura de compliance deve ser baseada em valores éticos e morais, e deve ser incentivada por meio de treinamentos e de políticas internas claras e objetivas.

Os professores ainda lembram sobre a importância da transparência e da prestação de contas nas empresas, que devem ser capazes de demonstrar que estão agindo de forma ética e em conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

Conclusão

Em resumo, o vigésimo primeiro episódio do podcast Falando Direito traz uma discussão sobre as novas tendências do compliance no mundo jurídico.

Os professores Ronaldo Fenelon e Davis Isaac destacam a importância do compliance para os profissionais do direito e para as empresas, e discutem as principais tendências do compliance atualmente, como a tecnologia, a cultura de compliance, a transparência e a prestação de contas.

Participantes

Ronaldo Fenelon possui graduação, mestrado e é doutorando em Direito pela. Atualmente é Head do Jurídico do Grupo SEB e coordenador de cursos de Pós-Graduação da EPD.

David Isaac é advogado com atuação nas áreas de Direito Tributário, Ambiental e Desportivo. Mestre em Proteção e Tutela dos Direitos Coletivos, Doutorando em Proteção e Tutela dos Direitos Coletivos.

Para saber mais sobre a Pós-Graduação em Direito Corporativo e Compliance e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 21 completo pelo Spotify.