As características principais que formam o novo advogado em 2024 

·

imagem-de-advogada
imagem-de-mulher-representado o novo advogado-2024

Artigo escrito por Karina Franchini – Head de Ensino Superior do Grupo SEB

Quais as características principais que formam o novo advogado em 2024?

É claro que a resposta para esta pergunta é complexa e cheia de particularidades a depender de cada atuação dentro do vasto campo do Direito.

Habilidades específicas do novo advogado em 2024

Mas podemos, sim, estabelecer algumas habilidades e certos conhecimentos que podem compor o perfil do profissional da área atualmente, levando sempre em conta a capacidade de integrar tradição e modernidade, combinando habilidades clássicas com uma abordagem inovadora e tecnológica.

Flexibilidade e adaptação

O advogado moderno é altamente adaptável às mudanças no cenário jurídico e tecnológico, reconhecendo a importância de se ajustar rapidamente às novas demandas dos clientes e às evoluções legislativas, com uma postura flexível e proativa na solução de problemas.

Metodologias ágeis e Design Thinking

Compreendendo a necessidade de agilidade e colaboração, o advogado contemporâneo está familiarizado com metodologias ágeis, como Scrum, e de Design Thinking. Essas abordagens promovem uma gestão mais eficiente de projetos jurídicos e performance nos escritórios, aliando inovação à entrega de resultados mais assertivos e alinhados às expectativas dos clientes.

Tecnologia e IA

O profissional atualizado sabe do potencial da tecnologia e da Inteligência Artificial no Direito. Utiliza, portanto, as ferramentas e os softwares especializados para otimizar processos, realizar análises preditivas e oferecer serviços jurídicos mais eficientes e personalizados, acompanhando tendências tecnológicas e as aplicações práticas na advocacia.

Comunicação digital e presença Online

Em um mundo digitalizado, o advogado contemporâneo precisa de habilidades avançadas de comunicação em ambientes online. Hoje, é imprescindível construir uma presença digital sólida, utilizando plataformas e redes sociais para promover sua marca pessoal e estabelecer conexões significativas com clientes e colegas de profissão, sempre dentro dos limites da ética.

Causas sociais e ambientais

Além de sua atuação especializada, o novo advogado se engaja em questões sociais e ambientais, demonstrando uma consciência global e responsabilidade corporativa. Para isso, busca formas de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável, participando de iniciativas de impacto social e adotando práticas sustentáveis em seu ambiente de trabalho.

Aprendizado Contínuo

Consciente da importância do aprendizado contínuo, o advogado moderno investe em seu desenvolvimento profissional de forma constante; valoriza o pensamento crítico e a capacidade de analisar questões jurídicas sob diferentes perspectivas, buscando sempre aprimorar suas habilidades e conhecimentos para oferecer um serviço jurídico de excelência.

Esses são apenas alguns tópicos, e eu gostaria muito de ver mais itens nos comentários para somar à minha lista sobre o novo advogado em 2024. Conto com a ajuda de vocês!

Continue acompanhando o Blog da EPD para ver mais conteúdos sobre o universo jurídico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *