Batizado de Ross, o “advogado virtual” foi criado por um grupo de estudantes na Universidade de Toronto e foi baseado no supercomputador da IBM, chamado Watson.
O sistema, que recebe apoio da própria IBM, será oferecido por advogados e escritórios de advocacia como um serviço baseado na nuvem que responde questões jurídicas.
Funciona assim: o usuário faz uma pergunta e o sistema analisa e gera uma resposta concreta, além de sugerir leituras relevantes ao tema e uma porcentagem de chances de que aquela resposta esteja correta.
Para sua criação, os estudantes alimentaram o sistema de Ross com um grande volume de precedentes jurídicos e leis do mundo inteiro. Porém, o que torna o sistema único é que a máquina tem a capacidade de computação cognitiva, ou seja, de continuar aprendendo e melhorando à medida que os advogados a usem.
O próximo passo dos estudantes, é fazer acordos com tribunais, para que eles alimentem o programa assim que novos julgamentos e processos estejam disponíveis em seus sistemas.
Com informações Editora Abril
Deixe um comentário