
Com a correria do dia a dia, o estresse se tornou uma condição rotineira para grande parte dos estudantes e profissionais. Segundo o ISMA (International Stress Management Association), 70% dos brasileiros passam por momentos de ansiedade e estresse.
Gerenciar esse problema é fundamental para minimizar os efeitos nocivos do estresse na saúde e na qualidade de vida. Pensando nisso, uma das alternativas mais eficientes é reservar um tempo para a prática de exercícios físicos. Contudo, sempre consulte um médico para verificar as contraindicações.
1 – Ioga
Dor nas costas é um dos principais sintomas físicos do estresse, principalmente para as pessoas que não têm boa postura. Nesses casos, a ioga é uma ótima solução. A prática, inclusive, pode trazer benefícios para problemas no aparelho digestivo.
2 – Dança de salão
Por ser uma atividade lúdica, fica mais fácil se desligar das preocupações do cotidiano, como prazos, conteúdo a ser estudado, matéria da prova. Além disso, a atividade proporciona a interação com outras pessoas. A dança de salão estimula a coordenação motora e até mesmo o raciocínio, por conta da sincronização dos passos.
3 – Caminhada
Apenas 30 minutos diários são suficientes para que o corpo libere hormônios que contribuem para o bom funcionamento do corpo e circulação de sangue. Porém, aquela caminhada do quarto até à cozinha está descartada. Tem que suar!
4 – Tai Chi Chuan
O Tai Chi Chuan melhora a função cardiovascular contribuindo para a saúde de umas áreas mais afetadas pelo estresse: o coração. Longas jornadas de estudo ou trabalho aceleram a frequência cardíaca aumentando a probabilidade de doenças. Com a prática dessa arte chinesa, o coração fica mais protegido na hora de lidar com situações complicadas.
5 – Hidroginástica
Essa atividade é ideal para quem já apresenta problemas de coluna e postura, pois, por ser na água, a ocorrência de lesões e acidentes é muito menor. Aqui, o coração também é um dos beneficiados por conta da pressão da água que atua na volta do sangue ao coração.
6 – Boxe
Com intensidade forte, o boxe é uma alternativa para quem precisa descontar a tensão, nesse caso, em um saco de pancadas. Quem pratica essa atividade costuma lidar melhor psicologicamente com imprevistos do cotidiano. Além de relaxar, o boxe tonifica a musculatura e contribui para a perda de peso.
7 – Natação
A natação é uma das atividades mais completas, pois trabalha a tensão dos membros superiores e inferiores ao mesmo tempo. A água exerce a função de um massageador natural.
Não se esqueça de sempre consultar um médico especialista antes de iniciar a prática de qualquer atividade física. Somente após uma avaliação é liberada a prática que melhor se adapta ao seu corpo e estilo de vida.


