De acordo com informações divulgadas pelo Banco Central, nesta segunda-feira (25), o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou que pessoas físicas abram e fechem contas correntes pela internet, ou seja, sem a necessidade de comparecer pessoalmente à uma agência bancária, conforme era exigido até agora.
Segundo o BC, o serviço é opcional e já pode ser oferecido pelos bancos, desde que eles tenham mecanismos de controle para verificar a identidade dos clientes, que pode ser feita, por exemplo, por reconhecimento de imagem e de voz. Os bancos também pode usar o certificado digital ou solicitar uma fotografia.
A chefe do Departamento de Normas do BC, Silvia Marques, explicou que existem mecanismos de tecnologia que permitem várias checagens além do contato presencial. Também ressaltou que esses mecanismos poderão, inclusive, dificultar a ocorrência de fraudes.
“Hoje, tem um cliente indo à uma agência levando um documento que pode ser falso. Pode ter um único contato trazendo fragilidade [ao cadastro]. O que se permite [com a nova regra] é que você vai ter não só um ponto de controle, mas vários”, enfatizou.
A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) informou que “as instituições financeiras irão analisar a norma para se adequar e estabelecer os procedimentos e controles para garantir integridade, autenticidade, confidencialidade e segurança das informações e documentos eletrônicos exigidos no processo.”
Deixe um comentário