Especialista ensina como ser um advogado interessante

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A advocacia é considerada como uma das atividades essenciais para a administração da justiça. Por isso a importância do advogado na sociedade, pois é ele quem detém a capacidade de postular os interesses das pessoas em juízo (ou fora dele), além da função de prestar assessoria e consultoria. Por outro lado, assim como toda profissão, o advogado também deve ter seu próprio “marketing pessoal” e ser um profissional interessante que garanta seu sucesso.

De acordo com a especialista em Coaching & Consulting, Thaiza Vitória, na faculdade de Direito os profissionais são condicionados ao embate, o que é muito bom como ferramenta de trabalho em algumas modalidades de serviços jurídicos. Porém para atrair clientes, cultivar redes de contatos ou se fazer interessante, é um verdadeiro “tiro no pé”.

Advogados que sabem conversar têm algumas características. São interessantes e interessadas no mundo a sua volta, acompanham tópicos bem diferentes, são abertos a aprender coisas novas e dispostos a ouvir sobre assuntos que ainda não conhecem.”, afirma Thaiza.

De acordo com a consultora, para ser um bom conversador, é necessário ter uma boa memória, atenção a detalhes e em se manter atualizado. Além disso, não se deve investir muito tempo em provar que está certo, convencer pessoas a adotar seu ponto de vista, abordar tópicos muito polêmicos ou fora dos limites das pessoas e inventar coisas.

Segunda ela, existem alguns passos que um profissional de Direito deve seguir para se tornar mais empático e interessante. Confira:

Visão ampla

Nem todo mundo é apaixonado pelos mesmos assuntos que você, portanto, tendo grande arsenal de assuntos garante sua preparação sobre conversar com qualquer pessoa. Uma dica é ficar de olho nas reações de quando você fala de forma empolgada sobre algo, mas é a única pessoa interessada naquele tópico. Com isso em mente, saiba mudar rapidamente de assunto.

Cabeça aberta

Ser cabeça aberta significa que você é um participante ativo em mais conversas e busca a oportunidade de aprender algo novo e expandir sua visão de mundo.

Por exemplo, quando alguém está falando sobre algo muito chato, se você não prestar atenção, estará saindo da conversa. Nem sempre isso é uma boa ideia. Porém, é lógico que, caso aquela conversa realmente não leve a lugar nenhum, você pode sair dela e buscar algo mais interessante.

Evitar temas muito polêmicos

Não fale sobre aborto, pena de morte, eleições presidenciais, etc. Esses temas já foram muito debatidos e dificilmente você ou alguém mais vai agregar algo relevante em uma conversa rápida, além do risco de criar uma tensão desnecessária com outro participante.

Ao invés disso, fale sobre um filme, livro, show que foi, viagem, etc. Porém, foque nas partes realmente interessantes da experiência, não sua mala perdida, problemas no voo ou outros incômodos que você passou.

Uma imagem positiva agrega muito mais do que passar a ideia de que você é um reclamão.

Algumas vezes, o silêncio é a solução

Se você estiver em uma conversa e chegar um astronauta e falar “Eu andei na lua”, você não chegará a lugar nenhum falando que sabe defumar um salmão. Bons conversadores sabem o momento de ficarem quietos.

Conheça seus assuntos

Nunca comece com “Ouvi um cara na rádio dizer…”. Que cara? O que só defende a esquerda ou à direita?

Se você conseguir lembrar qual programa e quem estava falando, aí sim você tem um tema que pode gerar uma boa conversa. Além disso, dá algo para que as pessoas possam pesquisar se quiserem aprender mais a fundo.

Defender o ponto de que, “um cara do rádio” provou que o assassinato de John Kennedy foi uma conspiração, não dá nenhuma credibilidade ao seu argumento. Tenha em mente que, se você puder citar fontes e algum tipo de evidência, aí sim temos algo.

Thaiza Vitória é Advogada, Master & Bussines Coach com Certificação Internacional pela Global Coaching Community e European Coaching Association, Analista Comportamental, Palestrante e Escritora. Consultora especialista em Marketing Jurídico, Coaching para Advogados e Gestão de Serviços Jurídicos pela FGV.

Atualmente atua auxiliando Advogados a profissionalizarem sua atuação através de consultorias, treinamentos, palestras e seminários.

Site: http://www.iagl.com.br
Bio: http://www.thaizavitoria.com

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