Dicas para o consumidor ficar alerta na Black Friday

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A Black Friday é um dos eventos mais aguardados e esperados dos consumidores e varejistas. A data promete oferecer um dos maiores descontos para todos os tipos de produtos, inclusive para cursos online. Muitos consumidores ficam atentos para não perder as oportunidades e não transformar promoção em dor de cabeça.

O Procon (órgão de prestação de serviços de defesa do consumidor) informou que está monitorando os preços dos produtos em sites e fornecedores há quase 3 meses.

Essa monitoria é necessária para garantir que o consumidor não caia em promoções falsas e descontos fantasmas, conhecido popularmente como “Black Fraude”. Segundo o Procon, o consumidor deve denunciar esses casos, pois são considerados como práticas abusivas.

Para evitar esse tipo de situação, o Procon aconselha imprimir ou salvar imagens dos descontos, já que é uma forma de comprovar uma possível fraude. Além disso, toda promoção deve ser mantida ao longo do dia e essa imagem pode certificar que ocorreu algum desrespeito.

Para quem vai comprar em lojas virtuais, é necessário ter um antivírus atualizado em seu computador, não fazer compras em computadores públicos e sempre verificar a reputação do site. Cuidado com sites piratas que não possuem certificados de segurança.


Aqui vão algumas dicas para a Black Friday para você ficar atento:

1 – Pesquisa

Faça uma lista dos produtos que quer adquirir. Dessa forma, poderá analisar os preços com antecedência e evitará fazer compras pelo impulso. A partir disso, faça uma pesquisa prévia dos valores dos itens que deseja. Imprima ou salve as imagens para poder comprovar, eventualmente, se ocorrer alguma fraude nas promoções.

2 – Código de Defesa do Consumidor

Caso tenha qualquer dúvida em relação aos seus direitos, sempre entre em contato com os órgãos de defesa do consumidor de sua região. Você pode procurar o Procon pelo telefone, por e-mail, pelo site oficial ou pelas redes sociais. Também existem sites especializados em reclamações, como o Reclame Aqui. Sempre procure algum órgão de defesa do consumidor se sentir lesado de alguma forma.

3 – Lojas Virtuais

Fazer compras na internet exige alguns cuidados. Lembre-se de utilizar seu computador pessoal e ficar atendo a sites piratas, sempre veja a URL (endereço eletrônico) da loja e verifique se possui certificado de segurança (um ícone de cadeado aparece no navegador). Cheque a reputação das empresas e veja se possui muitas reclamações.

4 – Frete

Não olhe apenas o preço do produto, é necessário verificar também o preço do frete. Algumas empresas tentam compensar o desconto dos produtos abusando do valor do frete.

5 – Direito de Arrependimento

Para compras feitas pela internet ou pelo telefone, existe o chamado “Direito de Arrependimento”, ou seja, o consumidor tem até 7 dias para desistir da compra a partir da aquisição do produto ou de seu recebimento.

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