O prazo para entregar o Imposto de Renda 2017 (ano-base 2016) encerrou no dia 28 de abril. Agora, os contribuintes devem ficar atentos ao calendário de pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2017.
O pagamento do primeiro lote está agendado para o dia 16 de junho. Abaixo, confira o calendário completo de restituição do imposto de renda 2017:
Entenda como funciona a restituição do Imposto de Renda
Conheça mais sobre Direito Tributário – Estude Grátis por 7 dias
No total, serão 7 lotes tradicionais de restituição:
1º lote: 16 de junho
2º lote: 17 de julho
3º lote: 15 de agosto
4º lote: 15 de setembro
5º lote: 16 de outubro
6º lote: 16 de novembro
7º lote: 15 de dezembro
Vale lembrar que, pelas regras, os idosos com mais de 60 anos têm prioridade no recebimento das restituições, da mesma forma que os contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave.
Depois dos pagamentos dos contribuintes prioritários, as restituições serão feitas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda, desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões.
Os valores das restituições são pagos desde que não haja inconsistências na declaração do contribuinte. Caso haja algum erro ou pendência, a declaração é retida em malha fina para verificação e só é liberada após correção.
[epd_newsletter]
Como sei que estou na malha fina?
Após a declaração do Imposto de Renda ter sido entregue e processada pela Receita Federal, o contribuinte pode descobrir se está na malha fina acessando a página da Receita Federal na internet ou podem optar em receber uma notificação por SMS.
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Deixe um comentário