Os consumidores devem ficar atentos durante as compras online, principalmente, quem vai comprar ingresso para as Olimpíadas Rio 2016. De acordo com uma análise da Kaspersky Lab, produtora de softwares e segurança, já foram encontrados 230 sites maliciosos com o nome “Rio 2016” na web que vendem ingressos falsos para aplicação de golpes.
Com monitoramento desde o ano passado, os sites registrados como “Rio2016” têm como prática mais comum o phising contra o internauta.
Phishing é uma técnica em que cibercriminosos enviam e-mails ou criam uma página nas redes sociais a partir de uma marca conhecida – no caso as Olimpíadas – para enganar usuários e obter informações pessoais.
Segundo o Kaspersky Lab, até agora, o ataque de phishing mais popular usa o nome de uma empresa de cartão de crédito e promete ingressos grátis dos jogos.
Outro golpe que os criminosos fazem é disponibilizar rede Wi-Fi em locais públicos. Eles configuram falsos pontos de acesso ou comprometem redes sem fio autênticas para manipular as conexões dos usuários. Desse modo, é possível o fácil acesso de dados pessoais, cartões de crédito e senhas.
A empresa ainda afirma que monitoraram por dois dias as redes Wi-Fi disponíveis em cinco locais que estarão movimentados durante o evento. Dos 4.500 pontos de acesso localizados, 810 são inseguros ou seja, eles não são protegidos por criptografia.
Eles aconselham que é importante que o consumidor tenha atenção ao clicar em links, e-mails e, principalmente, fornecer dados e senhas em sites duvidosos. Além de não utilizar redes de Wi-Fi públicas para realizar transações bancárias ou acessar contas pessoais.
Deixe um comentário